106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Pela terceira vez seguida, o País alcançou os índices de qualidade fixadas pelo governo federal para as séries finais do ensino fundamental e do ensino médio. Embora tenha nota mais alta, nem a rede privada alcançou o objetivo. Só nas séries iniciais do fundamental o Brasil conseguiu superar o previsto para 2017.
Isso é o que revelam os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), instrumento de avaliação da qualidade de ensino, divulgados esta semana pelo Ministério da Educação (MEC).
Na média nacional a educação avançou 0,1 ponto e ficou em 3,8. A meta estabelecida é de 4,7 pontos; desde 2013 as metas não são atingidas.
De acordo com o Ministro de Educação Rossieli Soares, há um esforço para melhorar a educação básica. (áudio abaixo)
O resultado negativo no IDEB também se repete nos anos finais do ensino fundamental, apesar da maioria dos estados terem avançado na qualidade, apenas sete atingiram as metas. O Paraná não conseguiu a meta estipulada para o ensino médio, conforme o estudo, o estado apresentou índice de 4 pontos.
Entre os alunos paranaenses de escolas privadas, o índice sobe para 5,9. Quando só se leva em conta as escolas estaduais, o número cai para 3,7. O único município que conseguiu nota acima de 5, na rede estadual foi Maripá, no oeste do estado (5,4). A nota mais baixa, foi observada em Amaporã, cidade do noroeste, com 2,3 pontos.
Fonte: g1