O Procon-Pr, divulga nesta terça feira, dia 15 de março ??? Dia Internacional do Consumidor, o Cadastro de Reclamações Fundamentadas.
O Cadastro deve ser publicado uma vez ao ano, conforme determina o art. 44 do Código de Defesa do Consumidor. Ele é composto pelos processos administrativos que foram arquivados nas categorias Reclamação Resolvida e Não Resolvida e se referem ao ano de 2015.
Sua divulgação é fundamental para que o consumidor tenha o poder de decisão baseado no comportamento das empresas no mercado de consumo. De posse dessas informações o consumidor pode conscientemente escolher com qual fornecedor deseja comprar um produto ou contratar um serviço.
O Cadastro ??? junto com as demais formas de atendimento realizadas pelo Procon-PR ??? é um importante termômetro sobre o comportamento das empresas, avalia Claudia Silvano, diretora do Procon-Pr, e ???em tempos de dinheiro escasso o consumidor não pode correr o risco de ser ignorado por empresas que causam problemas e se recusam a resolvê-los???, complementa.
Os processos administrativos são apenas uma parte dos atendimentos realizados pelo Procon-Pr em 2015. Ao todo, foram atendidos 86.069 consumidores. Desse total, 35.319 registros referem-se ao atendimento telefônico em que foram dadas orientações aos cidadãos. Ainda em relação às orientações, foram respondidos 25.791 e-mails com esclarecimentos de dúvidas apresentadas pelos consumidores de produtos e serviços.
Já pessoalmente, foram atendidos 21.189 consumidores, sendo que deste total, 85% tiverem suas reclamações resolvidas pelos canais preliminares de solução de conflitos disponibilizados pelo órgão.
Abaixo a lista das empresas que fazem parte do Cadastro de Reclamações Fundamentadas de 2015 no Procon-PR.
A lista é composta por 9.108 processos administrativos de reclamação.
Fonte: Procon Paraná