Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Construção da segunda ponte entre Brasil e Paraguai é debatida em Brasília

Obra está orçada em U$ 100 milhões e será custeada pela Itaipu Binacional

Construção da segunda ponte entre Brasil e Paraguai é debatida em Brasília

Orçada em U$ 100 milhões (cerca de R$ 400 mi) as obras da segunda ponte entre Brasil e Paraguai e a ligação com a Perimetral Leste em Foz do Iguaçu deverão ser custeadas pela Itaipu Binacional. Detalhes sobre o convênio que estabelece os termos da construção foram tratados na tarde de terça-feira (4) em Brasília, com a participação do Presidente Michel Temer, o ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da Reública, Carlos Marun, do prefeito Chico Brasileiro, diretores de Itaipu Binacional, e deputados federais. 

No próximo dia 17 representantes dos governos dos dois países devem assinar o convênio para execução da obra.

"Esse documento marca a retomada de um sonho, um desejo de mais de 30 anos de nossa cidade. Foz do Iguaçu pode finalmente voltar a acreditar nessa obra e deve agradecer muito ao somatório de forças estabelecidas aqui hoje, em especial à Itaipu Binacional e ao Governo Federal, para que isso pudesse ser verdade. Esperamos muito em breve podermos anunciar o início dos trabalhos de construção dessa ponte." comemorou o prefeito Chico Brasileiro.

A nova ponte foi projetada para ligar a cidade de Puerto Franco (região metropolitana de Ciudad Del Este) no Paraguai ao Bairro Porto Meira, no extremo sul de Foz do Iguaçu, região próxima também à ponte Tancredo Neves, que liga Brasil e Argentina. 
Neste investimento também esta contemplada a implantação da Perimetral Leste, avenida que irá ligar a região das pontes até a BR 277, desviando o fluxo de caminhões de carga que hoje passa por algumas das principais vias do centro da cidade.

O presidente Michel Temer solicitou que o documento elaborado durante a reunião seja encaminhado para as assinaturas na próxima reunião dos conselheiros de Itaipu, marcada para 17 de setembro.

Apoio

O pleito do Governo Municipal para a construção da segunda ponte entre Brasil e Paraguai recebeu o apoio da bancada de Deputados Federais do Oeste do Paraná, da Direção de Itaipu Binacional, do Governo do Estado do Paraná, Governo Federal e das entidades representativas da cidade.

Fonte: Assessoria