106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Santa Terezinha de Itaipu é a 4ª melhor do Paraná e a 40ª melhor do Brasil no serviço de saúde oferecido à população. É o que aponta o resultado do Levantamento Nacional de Governança e Gestão em Saúde, realizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
Para o secretário da pasta, Fábio de Mello, esse resultado é fruto de investimentos, responsabilidade e compromisso do Governo Municipal com a saúde de sua população. “Isso é fruto de todos os investimentos que essa gestão vem fazendo na saúde, desde que assumiu o governo. A gente sabe que é uma área que necessita cada vez mais de recursos, sejam financeiros, humanos e técnicos e tanto o prefeito Cláudio e agora a prefeita em exercício Neide nunca se eximiram das responsabilidades junto à saúde da população. É uma satisfação para nós o resultado divulgado pelo TCU e pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde”, destacou o secretário.
Entre os principais pontos avaliados está a promoção da atenção básica. “O governo municipal, desde 2013, colocou 100% do Programa Saúde da Família (PSF) nos bairros e no centro, passamos de cinco equipes para oito. Além disso, a promoção da saúde através dos programas NASF, SAD, CAPS, CEO e Centro de Especialidades Médicas, todos assumidos por esta gestão, dão qualidade às necessidades de saúde da população, bem como a UPA 24h, que promove atendimento em saúde durante todo o dia, ou seja, ninguém fica descoberto de atendimento, independente dos horários, feriados ou finais de semana”, completa o secretário.
Apesar do bom resultado obtido pelo município, o governo municipal seguirá buscando melhorar cada vez mais o atendimento, especialmente em itens onde não obteve a excelência. “É possível melhorar cada vez mais. A integração do Município com o governo do Estado e Federal é fundamental para viabilizar a captação de recursos para novos investimentos na saúde, de modo a continuar sendo promovida com qualidade e eficiência”, finaliza o secretário.
Vigilância em Saúde
As maiores notas obtidas foram no setor de Vigilância em Saúde. A nota do município nesse quesito foi 1,0, considerada aprimorada, enquanto que a média estadual ficou em 0,47 e nacional ficou em 0,45, tidas como intermediárias. As campanhas de vacinação são destaques nesse trabalho, com a cidade sempre alcançando índices satisfatórios e positivos na prevenção e controle de doenças transmissíveis.
Fonte: Assessoria