106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A colheita do milho safrinha está praticamente concluída na região de Toledo. Este ano é esperada uma produção de 2 milhões e 80 mil toneladas de grãos, nos 20 municípios que abrangem o Núcleo Regional de Agricultura.
Apesar da quebra da lavoura nessa safra, que girou em torno de 25%, segundo a SEAB (Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento), essa ainda é uma boa produção. De acordo com a Secretaria, a comercialização do milho safrinha está bem mais lenta do que o ano passado. Até agora somente 25% da safra foi comercializada, contra 38% no mesmo período do ano anterior.
Para João Luiz Nogueira, Técnico da SEAB, a lenta comercialização significa que o produtor está capitalizado, pois mesmo com o preço de balcão em alta, hoje em torno de R$ 32,50 a saca, ainda se espera um melhor momento para negociar a produção.(áudio abaixo)
Na região de Toledo, os produtores já realizaram o planejamento da safra de verão 2018/19. E boa parte dos produtores já receberam os fertilizantes, diferente de outras regiões do Brasil. Aqui no Paraná o plantio da soja já pode ser iniciado a partir do dia 10 de setembro.
Fonte: Enio Manoel