106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Três professoras de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de Astorga foram afastadas após denúncias de agressão às crianças de uma turma de até dois anos e meio da unidade. A violência contra cerca de oito alunos foi filmada e a denúncia da 1ª Promotoria de Astorga foi apresentada à Justiça na terça-feira (4).
De acordo com o promotor responsável pelo caso, Lucílio de Held Júnior, nas imagens é possível identificar uma das professoras agredindo as crianças com tapas, chutando colchões onde as vítimas estavam, batendo com o celular na cabeça dos alunos durante o banho e carregando-os como animais, sem nenhum cuidado. A acusada está sendo denunciada pela Lei 9.455/97, pelo crime de tortura.
Ainda conforme o promotor, as outras duas professoras da turma eram coniventes e não faziam nada para impedir o que Lucílio classificou como “tratamento cruel”. “Em posse dos vídeos, um procedimento foi instaurado para apurar o caso, foram feitas oitivas e as crianças foram identificadas. Os pais dos alunos foram chamados e foi possível detectar que o tratamento acontecia de forma sistemática dentro da creche”, contou.
Os pais das vítimas ainda relataram uma mudança de comportamento das crianças. Segundo a Promotoria, algumas atividades rotineiras das vítimas passaram a ser encarradas com medo e receio, demonstrando que as agressões produziam nas crianças “terror físico e psicológico”.
As professoras atendiam as turmas desde fevereiro deste ano, mas a violência só foi registrada entre 13 e 22 de agosto, quando uma estagiária passou a frequentar o local e se indignou com a cena encontrada no CMEI. Durante as duas semanas em que esteve na unidade, a testemunha relatou que as crianças foram agredidas diariamente.
As professoras foram afastadas de suas funções assim que a Prefeitura tomou conhecimento do caso e respondem à um processo administrativo disciplinar paralelamente à denúncia da Promotoria. O caso está sendo analisado pela Justiça, que pode, ou não, aceitar a denúncia.
Fonte: massanews