Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

A cada 16 minutos uma mulher é vítima de violência no Paraná

Aproximadamente 90 mulheres sofrem algum tipo de violência todos os dias no estado

A cada 16 minutos uma mulher é vítima de violência no Paraná

A violência contra a mulher está presente em quase todos os estados do Brasil.


Considerando o cenário nacional, foram registrados, em 2017, 4.539 casos de homicídios contra mulheres e 1.133 casos apontados como feminicídios no País.


No Paraná, os números também assustam, com 180 mulheres assassinadas e 21 casos de feminicídio no mesmo período.


Segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o Paraná ocupa a terceira posição no ranking de estados com o maior número de estupros do país. De acordo com o levantamento, em 2017, 4.952 pessoas foram abusadas sexualmente no estado, dessas mais de 90% eram mulheres, número 9,5% maior do que o apresentado no ano anterior.


Carolina Ricardo, gerente do Instituto Sou da Paz, destaca que o combate a violência contra a mulher deve ser uma responsabilidade compartilhada. Outro dado alarmante é que 70% das vitimas de violência são menores de idade e por conta de sua condição física ou mental, não conseguem discernir o abuso ou denunciá-lo, como portadores de deficiência por exemplo. Carolina Ricardo destaca que é preciso a realização de parcerias para combater esse tipo de violência. (áudio abaixo)


A gerente do Instituto Sou da Paz também ressalta a importância das investigações dos estupros com a articulação das policias Civil e Militar para esclarecer os crimes.


Em um levantamento recente do Conselho Nacional de Justiça, o Paraná registrou, em 2017, um caso de violência contra a mulher a cada 16 minutos. Ou seja, aproximadamente 90 mulheres sofrem algum tipo de violência todos os dias no estado.

Fonte: Bem Paraná