106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A violência contra a mulher está presente em quase todos os estados do Brasil.
Considerando o cenário nacional, foram registrados, em 2017, 4.539 casos de homicídios contra mulheres e 1.133 casos apontados como feminicídios no País.
No Paraná, os números também assustam, com 180 mulheres assassinadas e 21 casos de feminicídio no mesmo período.
Segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o Paraná ocupa a terceira posição no ranking de estados com o maior número de estupros do país. De acordo com o levantamento, em 2017, 4.952 pessoas foram abusadas sexualmente no estado, dessas mais de 90% eram mulheres, número 9,5% maior do que o apresentado no ano anterior.
Carolina Ricardo, gerente do Instituto Sou da Paz, destaca que o combate a violência contra a mulher deve ser uma responsabilidade compartilhada. Outro dado alarmante é que 70% das vitimas de violência são menores de idade e por conta de sua condição física ou mental, não conseguem discernir o abuso ou denunciá-lo, como portadores de deficiência por exemplo. Carolina Ricardo destaca que é preciso a realização de parcerias para combater esse tipo de violência. (áudio abaixo)
A gerente do Instituto Sou da Paz também ressalta a importância das investigações dos estupros com a articulação das policias Civil e Militar para esclarecer os crimes.
Em um levantamento recente do Conselho Nacional de Justiça, o Paraná registrou, em 2017, um caso de violência contra a mulher a cada 16 minutos. Ou seja, aproximadamente 90 mulheres sofrem algum tipo de violência todos os dias no estado.
Fonte: Bem Paraná