106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A Adetur Cataratas e Caminhos, juntamente com a Itaipu Binacional, os Municípios de Santa Helena, Missal e Itaipulândia realizou no último sábado, 15 de setembro, o lançamento da rota turística Caminho ao Lago de Itaipu – Rota da Fé. O evento aconteceu junto ao Monumento em honra à Nossa Senhora Aparecida, localizado em Itaipulândia.
O lançamento da Rota da Fé também fez parte da programação da Feira Internacional de Turismo Termal, Saúde e Bem-estar, Termatalia. No evento, houve a presença dos membros da comitiva de 36 países que participaram do evento Termatalia e que vieram conhecer o município de Itaipulândia. O lançamento contou com a presença dos prefeitos dos municípios de Santa Helena, Missal e Itaipulândia, secretários municipais das pastas de turismo, representante da Itaipu Binacional, diretoria da Adetur, ex-presidente da Adetur Flávio Degasperi, representantes de grupos de ciclistas da região e autoridades em geral.
O projeto de estruturação das rotas turísticas é resultado de um convênio entre Adetur e Itaipu Binacional em parceria com os municípios de Santa Helena, Missal e Itaipulândia, que visa promover e estruturar roteiros turísticos da região, potencializando atividades como caminhada, cavalgada, cicloturismo, entre outros.
A rota turística Caminho ao Lago de Itaipu – Rota da Fé tem por objetivo contemplar capelas e os principais monumentos religiosos existentes nos municípios de Santa Helena, Missal e Itaipulândia. O roteiro, que tem início no monumento do Cristo Esplendor em Santa Helena, passará também pelo monumento de São Pedro em Missal e finaliza no monumento de Nossa Senhora Aparecida em Itaipulândia.
Com um percurso de aproximadamente 70 quilômetros, a rota prevê trajetos em estradas e caminhos secundários pavimentados e não pavimentados, valoriza propriedades e atrativos turísticos do meio rural. A proposta é que o trajeto seja percorrido por romeiros, caminhantes, ciclistas, cavaleiros e pessoas que possam estar desfrutando dos trajetos tanto como forma de peregrinação, atividades de lazer em diferentes épocas do ano.
A Rota da Fé está em uma fase de sinalização do trecho, com a implantação das placas e pedras que compõem a estrutura do roteiro turístico.O Caminho ao Lago de Itaipu também comtemplará um segundo roteiro chamado Rota das Águas que tem como finalidade valorizar e interligar os balneários dos três municípios mencionados. A previsão de lançamento desta rota é ainda no mês de setembro.
De acordo com o Coordenador de Turismo da Itaipu Binacional, Emerson Orsini Ferrari, este evento de lançamento é um ato inicial, de uma das rotas, de várias outras, que está se desenvolvendo em parceria com a Adetur. “A mensagem da atual diretoria da Itaipu é de fortalecer cada vez mais o vínculo com a região do entorno e o compromisso de continuar desenvolvendo o turismo regional. A Itaipu está disposta a trabalhar o turismo rural, o turismo regional, as rotas de cicloturismo e esse é o início de um grande trabalho de desenvolvimento do turismo na região oeste do Paraná como um todo e no entorno, principalmente onde a Itaipu mais atua. Este caminho religioso é ligado a fé e acredito que tudo o que está ligado a fé normalmente é algo que começa bem, pois se temos fé, chegaremos à algum lugar”, destaca.
O presidente da Adetur, Jadir Darlan Puntel, ressalta que lançar esta rota turística é um marco para a entidade e para a região, que trabalha há algum tempo neste projeto. “A Rota da Fé vai atrair turistas para a região e aproximar do meio rural. O evento fez parte da Termatalia com a finalidade de enobrecer a ocasião, que contou com a presença da comitiva de 36 países. Essa rota vai passar por alguns caminhos onde se aproxima dos agricultores, do pequeno agricultor que poderá ser visitado, a intenção justamente é aproximar os turistas, os ciclistas, cavaleiros, peregrinos do turismo rural. Agradecemos a presença dos três prefeitos, Edinei Gasparini de Itaipulândia, Hilario Jacó Willers de Missal e o Evandro Miguel Grade de Santa Helena, parceiros e que sabem a importância de nós estarmos desenvolvendo esse roteiro turístico. A Itaipu também sempre presente, sabemos e entendemos que ela tem grande importância e interesse para que desenvolva o turismo da nossa região”, finaliza.
Fonte: Assessoria