106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Dados do Detran Paraná revelam que 356 motoristas tem a Carteira Nacional de Habilitação cassada por dia no Estado. Entre as principais causas estão o excesso de velocidade, estacionamento irregular, avanço do sinal vermelho, falta do uso do cinto de segurança e uso do celular ao volante.
As suspensões e cassações são aplicadas a partir de quatro situações: suspensão por infração específica (suspensão direta), suspensão por atingir 20 pontos em 12 meses, cassação por violar a penalidade de suspensão do direito de dirigir, e cassação por reincidência em infrações específicas no período de 12 meses.
Sendo que o motorista infrator só pode voltar a dirigir após realizar a reciclagem.
O prazo de suspensão pode variar de dois meses até dois anos, e caso o condutor tenha a CNH cassada, só pode retirar novamente dois anos após a penalidade.
Para agilizar esse processo, desde o começo de setembro, os motoristas podem fazer o curso de reciclagem à distância. O Detran está implantando a novidade para facilitar todo o processo.
Cláudia de Moraes, representante de uma das organizações que são habilitadas para fazer o processo no Estado, explica que uma das vantagens para o aluno está a interação e aplicabilidade do conteúdo no dia a dia. ÁUDIO 01
Os cursos são de 30 horas, ao fim das aulas o motorista realiza a prova do Detran.
Fonte: Geovani Canabarro/Paraná Portal