106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Ter um sentimento constante de ansiedade alimentar pode arruinar qualquer esforço que seja feito com a dieta. Portanto, é conveniente aplicar algumas estratégias para controlá-la. Não ser capaz de controlar a ansiedade alimentar é um dos grandes obstáculos de quem segue uma dieta para perder peso. Embora melhorar a qualidade das principais refeições ajude a alcançar o objetivo, comer mal entre as refeições impede os bons resultados. O problema é que poucos dão importância a essa situação e ignoram que os constantes lanchinhos adicionam calorias. Além disso, muitos se enganam e pensam que só é necessário comer mais vegetais para melhorar a alimentação. Como consequência, o metabolismo desacelera e o corpo diminui sua capacidade de se livrar do excesso de gordura. Isso pode levar a estados de depressão e frustração, visto que os esforços para perder peso acabam sendo em vão. Como acabar com esse problema?
Truques para controlar a ansiedade alimentar
A ansiedade por comida está ligada a muitos fatores físicos, ambientais e psicológicos. Na maioria das vezes, tem sua origem na falta de autoestima, porque, de alguma forma, a pessoa cobre seus vazios com o bem-estar que a comida traz. Portanto, antes de tentar aplicar estratégias para controlar a ansiedade de comer, seria bom analisar como está a sua autoestima e a sua saúde emocional. Se há algo que nos impede de ser feliz, será mais difícil combater o problema efetivamente. Agora, os conselhos que vamos compartilhar abaixo têm uma dupla função. Primeiro de tudo, eles ajudam a manter a saciedade por mais tempo, evitando a compulsão alimentar. Por outro lado, promovem o bem-estar geral e, portanto, são eficazes quando existem fatores mentais que estão lhe afetando. Coloque-os em prática!
Faça cinco refeições por dia
Faça 5 refeições ao dia se quiser controlar a ansiedade por comida. Os planos de alimentação mais saudáveis ??????sugerem comer entre cinco e seis refeições por dia para manter um peso estável. Embora possa parecer que isso envolve comer mais, é na verdade uma tática eficaz para apoiar o metabolismo e controlar a ansiedade. Realizar uma pequena refeição a cada 3 ou 4 horas estabiliza a glicose e diminui o desejo de comer mais do que deveríamos. Além disso, otimiza o processo de digestão e ajuda a manter um ótimo desempenho físico e mental.
Beba bastante líquido
Tanto a água como as infusões e caldos podem ser ótimos aliados para controlar a ansiedade de comer. Essas opções não só mantêm o corpo hidratado, mas também aumentam o metabolismo e o processo de desintoxicação do corpo. Graças a estas qualidades, os líquidos permitem aumentar a perda de peso e a saúde digestiva. Na verdade, eles são fundamentais para manter uma boa saúde circulatória e aumentam a proteção da massa muscular.
Adicione mais fibras à sua alimentação
Comer alimentos ricos em fibra controlar a ansiedade por comida. Os alimentos ricos em fibras contêm carboidratos complexos que servem como principal fonte de energia para o corpo. No entanto, uma de suas principais virtudes na dieta é sua capacidade de lidar com esse desejo insaciável de comer. Como as fibras prolongam a sensação de saciedade entre uma refeição e outra, elas evitam que a gente consuma calorias extras. Além disso, elas favorecem a decomposição do colesterol ruim (LDL) e evitam problemas digestivos, como a constipação. Algumas opções são:Cereais integrais, oleaginosas e sementes, vegetais verdes, fruta com casca, leites vegetais
Consumir fontes de triptofano
O triptofano desempenha um papel importante nos planos para controlar a ansiedade alimentar. Este aminoácido essencial participa dos ciclos metabólicos complexos que depois o transformam em serotonina. Portanto, depois de ser assimilado pelo organismo, afeta o controle do apetite e da ansiedade. Em geral, melhora o humor e diminui os comportamentos depressivos. Quais alimentos possuem o triptofano? Proteínas de origem animal (carne, peixe ou ovos) produtos lácteos, bananas, abacaxi, oleaginosas
Coma devagar e mastigue bem
As frutas ajudam a controlar a ansiedade por comida. Atualmente, em que tudo é feito com pressa, muitos ignoram o hábito de comer devagar e sem distrações. Portanto, depois de terminar um prato com as quantidades certas, a fome retorna mais cedo do que o esperado. Isso impede que o cérebro ative os sinais de saciedade no tempo correto e também afeta o processo de digestão. Como a pessoa não mastiga bem, o estômago fica sobrecarregado e a comida demora mais para ser processada. Então, para controlar a ansiedade alimentar, é conveniente: Realizar algumas respirações antes de iniciar cada prato, analisar as refeições para ficar ciente do que vai ser consumido, comer devagar e mastigas várias vezes os alimentos, coltar os talheres entre as garfadas. Sua dieta não está dando resultado devido à ansiedade? Você sente fome constantemente? Então, coloque todos esses truques em prática. Embora sejam medidas básicas para a dieta, elas ajudam a acabar com este problema.
Fonte: Melhor com saúde