106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Começa nesta segunda (01) oficialmente a campanha do Outubro Rosa 2018.
Em todo Brasil durante o mês haverá uma programação especial realizada pelos profissionais das Secretarias Municipais de Saúde de todos os municípios.
Neste ano, o tema da campanha é “Prevenir é um ato de coragem. Lute pelo que te faz feliz”. O objetivo é chamar a atenção das mulheres sobre o autocuidado, prevenção e exames de rotina.
O câncer de mama ainda é o que mais causa morte entre as mulheres, mas, de acordo com Nissandra Karsten, chefe do Núcleo Regional de Saúde de Toledo, a maior preocupação nesse momento é com a baixa procura para a realização do exame para o diagnóstico do câncer do colo de útero, segundo ela outro tipo de câncer muito nocivo as mulheres. Além da abordagem sobre o câncer feminino,o Ministério da Saúde orienta as Secretarias Municipais para que abordem outro tema de suma importância; a questão da violência contra a mulher. De acordo com Nissandra, os agentes de saúde irão orientar as mulheres sobre os serviços de apoio prestado as vítimas de violência. (áudio abaixo)
Sobre o câncer de mama, lembramos que para mulheres com 50 anos ou mais, a mamografia de rotina é feita a cada dois anos. Quem tem ou teve algum familiar com câncer de mama ou ovário, deve procurar orientação na unidade de saúde, para realização precoce de acompanhamento.
Outra recomendação é a realização periódica do autoexame das mamas. Caso alguma alteração seja encontrada, deve-se procurar um profissional de saúde.
Fonte: Enio Manoel