106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O corpo do bispo Dom Dirceu Vegini foi sepultado na Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, em Foz do Iguaçu, no fim da manhã desta segunda-feira (1º).
Dom Dirceu morreu no sábado (29), aos 66 anos, depois de uma parada cardíaca. Ele estava à frente da diocese da cidade desde dezembro de 2010, após nomeação do Papa Bento 16.
O líder da Igreja Católica na região estava internado no Hospital Ministro Costa Cavalcanti desde 30 de agosto. Ele lutava contra um câncer na região do abdômen e passou por quatro cirurgias no último mês.
O enterro na catedral ainda em construção foi uma escolha do religioso. O corpo foi colocado na cripta, uma sala no subsolo, onde também estão os restos mortais de Dom Olívio Fazza, o primeiro bispo de Foz do Iguaçu.
Depois do período de luto, a igreja vai escolher quem ficará à frente da comunidade católica na região. Um conselho pode escolher o administrador, mas o nome do novo bispo depende de nomeação do Papa Francisco.
“Até lá, pode ser nomeado pelo núncio apostólico um administrador, um bispo que se responsabilize de fora da diocese. Um colégio de consultores vai se reunir até sete dias após a morte para eleger um administrador. Não tem as funções de bispo, mas vai coordenar todas as atividades da diocese”, explicou o pároco da catedral, padre Clodoaldo Frassetto.
Fonte: g1