106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Sabia que, ao usar pouco sal, você terá muito mais energia e, inclusive, pode emagrecer mais facilmente? O sal pode ser substituído por ervas aromáticas para evitar perder o sabor. Os médicos e nutricionistas recomendam sempre usar pouco sal na hora de cozinhar. No entanto, para muitas pessoas, é difícil reduzir o consumo, porque parece que a comida fica sem gosto. Nesse artigo, vamos compartilhar os cinco benefícios da redução do consumo de sal, sobretudo do sal refinado. Em pouco tempo, você poderá melhorar e evitar diferentes problemas de saúde.
Como usar pouco sal sem que a comida fique sem gosto?
Usar pouco sal não precisa ser uma tortura. Temos que continuar cozinhando, reduzindo o consumo de maneira gradual. Além disso, há outros condimentos que podem potencializar o sabor, como mencionaremos a seguir. Em pouco tempo, seu paladar vai se acostumar. Sal de ervas, feito com legumes em pó, como aipo, alho ou cebola, Vinagre, suco de limão, plantas aromáticas (manjericão, hortelã, orégano, etc.) Especiarias picantes, como a pimenta caiena ou o gengibre, levedura nutricional, algas marinhas. Também recomendamos escolher sempre o sal marinho em vez do sal de mesa ou do sal refinado. Assim, o pouco sal que for consumido será melhor aproveitado pelo organismo devido aos minerais e dos oligoelementos.
5 benefícios de usar pouco sal
A pele se mantém hidratada e sem impurezas
Quando consumimos muito sal, nosso organismo exige mais água para equilibrar os líquidos. Por esse motivo, umas das principais consequências do alto consumo de sal é a desidratação da pele. Nesse sentido, usar pouco sal e beber mais água deixa a pele mais hidratada. As impurezas que se acumulam nas camadas mais externas da pele também são eliminadas mais facilmente. Além disso, é possível prevenir o envelhecimento cutâneo prematuro.
Há um aumento de energia
O excesso de sal prejudica a função renal. Esses órgãos, quando se sobrecarregam ou se debilitam, causam uma falta de energia que pode chegar a ser crônica se não houver uma melhora nos hábitos. Por esse motivo, muitas pessoas que consomem estimulantes, como o café ou os refrigerantes de cola, não conseguem vencer a fadiga constante. Para aumentar a vitalidade, é necessário: Melhorar a alimentação, descansar bem, fazer exercícios para ativar o metabolismo, combater o estresse, usar pouco sal nos alimentos. Em pouco tempo, você sentirá mais energia.
Evitar o inchaço
O inchaço em diferentes partes do corpo é um problema para várias pessoas. O acúmulo de líquidos é frequente nos pés e na barriga, principalmente. Isso faz com que as pessoas ganhem volume, se sintam pesadas e, em alguns casos, também sintam dor. A circulação sofre muito. Para evitar o inchaço, é necessário reduzir o consumo de sal e de todos os alimentos com alto teor de sódio, conhecidos como processados, como pizzas, molhos, massas, aperitivos, etc. Além disso, para combater o excesso de sódio podemos aumentar o consumo de alimentos ricos em potássio, como: abacate, banana, brócolis, alface, batata, cenoura, maçã, framboesa, arando (também chamado de oxicoco ou cranberry) nozes, lentilhas. Usar pouco sal ajuda a desinchar
Emagrecer com mais facilidade
Se você deseja emagrecer ou quiser manter um peso adequado sem passar fome, recomendamos que você deixe de consumir sal. O uso excessivo de sal favorece a retenção de líquidos e dificulta o processo de emagrecimento do organismo. Por isso, ao limitá-lo, você poderá emagrecer mais facilmente. Além disso, evitar o sal fará com que você use outros condimentos. A maioria dos temperos, como o limão e o vinagre não apenas não engordam, como ativam o metabolismo e ajudam a queimar mais calorias. Portanto, essa mudança de hábito pode gerar efeitos muito positivos na saúde e no corpo em pouco tempo.
Evitar transtornos cardiovasculares
As pessoas que sofrem de hipertensão já sabem que devem usar pouco sal na comida ou eliminá-lo por completo. No entanto, nem todo mundo conhece os riscos que isso representa para a saúde. A pressão alta e o sobrepeso são dois fatores de risco que levam as pessoas a sofrer doenças cardiovasculares. Para evitá-las a tempo, é necessário eliminar o sal e o açúcar da dieta, uma mudança importante na alimentação e no estilo de vida. Começar pelo sal ajudará você a ver como possível melhorar a saúde com pequenas mudanças, para que a alimentação seja a sua própria cura.
Fonte: Melhor com saúde