106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Desde o início do mês de outubro o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) proibiu a pesca das espécies do pacu, jaú, pintado e dourado na bacia do rio Ivaí. A medida segue até o dia 31 deste mês.
Apesar de ter a portaria publicada no início do mês, muitos pescadores desavisados continuam pescando as espécies proibidas.
O IAP comunica que neste período, os pescadores que forem pegos com qualquer uma das quatro espécies de peixes podem ser multados e ter todos os equipamentos apreendidos, além de responder criminalmente.
Segundo o engenheiro de pesca do IAP Taciano Maranhão, a medida foi tomada para garantir a reprodução dessas espécies na região, para ele a legislação vigente sobre o período do defeso, tem que ser alterada.(áudio abaixo)
A bacia do rio Ivaí é a segunda maior do Paraná e o ato do governo de antecipar o período de defeso que começa no início de novembro, segue uma recomendação administrativa expedida pelo Ministério Público (MP-PR). De acordo com o órgão, foi percebido a ocorrência de antecipação da piracema - movimento migratório dos peixes para fins de reprodução, o que motivou o alerta ao órgão ambiental acerca dos riscos da pesca das referidas espécies.
A recomendação do MP também considerou um estudo feito pela UEM, que indicou a suspensão da pesca no período.
Na portaria, o IAP destaca que novos estudos técnicos poderão revisar a interdição da pesca. O período de defeso dura até fevereiro do próximo ano.
Fonte: Enio Manoel