106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Preocupados com a situação da demarcação de terras indígenas na Região Oeste, agricultores, autoridades e representantes de diversos órgãos dos mais variados seguimentos da sociedade, vem se reunindo e articulando ações para coibir a ocupação de dezenas de propriedades rurais.
Na tarde desta sexta-feira (19) as 14hs, o Sindicato Rural de Terra Roxa realizará uma reunião para tratar do assunto. Agricultores e empresários se reunirão com o Dep. Federal Sérgio Souza o Dep. Estadual eleito Marcel Micheletto e demais lideranças, para discutir e conhecer os documentos emitidos as autoridades competentes, questionando o despacho da Funai, publicado no Diário Oficial do dia 15 de outubro.
Vagner José Rodrigues presidente do Sindicato Rural de Terra Roxa, destaca que reunião é para esclarecer e orientar os produtores...(sonora)
A Caciopar (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná) reforçou seu apoio à carta elaborada pelo G7 (grupo das sete principais entidades empresariais do Estado) que também questiona o despacho da Funai.
O documento do G7, destinado ao presidente Michel Temer, afirma que “tal parecer não corresponde à verdadeira situação dos índios”. De acordo com o texto as áreas requisitadas pela Funai vêm sendo exploradas por produtores rurais há anos, muito antes do marco temporal de 1988, estabelecido pela Constituição Federal.
A Funai, segue o texto, vem reiteradamente provocando confusões na região, inclusive atraindo descendentes de índios do Paraguai para a região como se fossem nativos.
Alci Rotta presidente da Caciopar, disse que o momento pede cautela para evitar possíveis conflitos entre índios e produtores...(sonora)
O G7 pede encarecidamente ao presidente Michel Temer, diante dos riscos que o despacho representa, para que revogue o documento da Funai, evitando assim o agravamento de um clima de tensão que há anos toma principalmente as regiões de Guaíra e de Terra Roxa, no Extremo-Oeste do Paraná.
Fonte: CONews / Com inf. Assessoria Caciopar