Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Gestão local é arma para atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

  • 19/03/2016
  • Foto(s): JIE
Gestão local é arma para atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
A metodologia de governança local do Programa Cultivando Água Boa (CAB) em suas ações nos municípios da Bacia do Paraná 3 deve servir de referência para os países atingirem os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Foi o que defenderam, nessa quinta-feira (17), os participantes de uma mesa redonda sobe o tema, durante o 13º Encontro Cultivando Água Boa, em Foz do Iguaçu.

???O CAB tem um enfoque especial sobre a gestão participativa da água???, disse o coordenador regional do Programa Hidrológico Internacional (PHI) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Miguel Doria. O programa está presente em todos os países da América Latina e Caribe. ???Devemos levar estas boas práticas que vemos aqui aos diversos países da região???, concluiu.

???Modelos como o CAB mostram a real participação da sociedade nas respostas aos objetivos do desenvolvimento sustentável???, resumiu a coordenadora para América Latina e Caribe da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Jéssica Casaza. ???O exemplo que vocês estão tendo nesta região deve ser replicado no mundo???.

Para o embaixador José Antonio Marcondes de Carvalho, subsecretário-geral de Meio Ambiente, Energia e Ciência e Tecnologia no Ministério das Relações Exteriores do Brasil, o programa é um orgulho ao País e um guia da atuação internacional do ministério no âmbito da sustentabilidade. ???O CAB envolve empresa, governos locais, a sociedade, o setor produtivo. Isso justifica seus bons resultados???. O embaixador fez uma tabela cruzando os ODS com os subprogramas do Cultivando Água Boa, que mostra que todos os objetivos já são cobertos na região. "O CAB se adiantou aos ODS."

O diretor de Coordenação da Itaipu, Nelton Friedrich, creditou às pessoas os avanços que o programa atingiu em sua história. "Não existe resolução dos problemas globais sem o trabalho dos locais. E se hoje o programa já atende todos os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, nós temos obrigação de continuar na vanguarda", disse para a plateia.

Os ODS são resultado do documento final da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável ??? Rio+20. São 17 propostas, divididas em 169 metas, que formam a Agenda 2030, um plano de ação para tornar o planeta mais justo e igualitário, livre da fome, da pobreza e com respeito ao meio ambiente. Embora de natureza global e universalmente aplicáveis, os ODS têm enfoque nas ações de âmbitos local e regional.

Exemplo mundial

Os participantes da mesa redonda concordam que o CAB deve ser replicado em outras bacias hidrográficas do Brasil e do mundo. ???Não é à toa que o CAB recebeu este prêmio da ONU-Água, que é um orgulho para o País. O prêmio mostra a visão sistêmica que o programa tem em relação ao cuidado com a água???, conclui José de Carvalho.

Nos últimos anos, o Cultivando Água Boa fez diversos termos de cooperação com países da África e, principalmente, da América Latina. A metodologia será usada, por exemplo, na recuperação da Bacia do Rio Doce, na região de Mariana (MG), afetada pelo rompimento da barragem da Samarco. O governo da Costa Rica também sinalizou, na abertura do encontro, interesse em aplicar a metodologia do CAB naquele país da América Central.

Fonte: JIE

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99829-9557