106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Unidade Senac de Medianeira promoveu mais uma etapa de capacitação do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora.
Esta modalidade de acolhimento consiste na seleção e preparação de famílias da comunidade para que recebam em suas casas crianças e adolescentes que, por determinação judicial, necessitem temporariamente ser retirados de sua família de origem. Desta forma, as famílias acolhedoras são cadastradas e capacitadas para prestar esses cuidados temporariamente.
A primeira etapa de capacitação foi voltada para famílias com interesse em receber crianças ou adolescentes, e foi realizada no dia 15 de Setembro de 2018, onde uma equipe técnica explicou aos interessados o que é e como funciona o serviço. É importante ressaltar que a equipe técnica que acompanha há 3 anos o serviço e os trabalhos realizados no município de Santa Terezinha de Itaipu.
A segunda etapa de capacitação aconteceu na terça-feira, com o objetivo qualificar as redes de Saúde, Educação, entidades não governamentais e membros do Sistema de Garantia de Direitos, Conselho Tutelar, Ministério Público e equipe técnica do Serviço Auxiliar da Infância e Juventude - SAIJ, e foi ministrada pela equipe técnica de Santa Terezinha de Itaipu.
Para 2018 há mais uma capacitação programada para ocorrer em 01 de dezembro, para as famílias interessadas em conhecer mais acerca do serviço ou que já queiram se cadastrar para receber em suas casas crianças e/ou adolescentes de forma temporária.
O Ministério Público de Medianeira se fez presente com a Dra. Ana Cláudia Luvizotto Bergo Batuli, da Vara da Infância e Juventude, que destacou o encontro e a importância do Família Acolhedora:
SONORA - DRA. ANA CLAUDIA
A Secretária de Assistência Social de Medianeira, professora Delcir Berta Aléssio destacou o trabalho realizado em Medianeira e como é feito esse acompanhamento no município:
SONORA - DELCIR
Fonte: João Hermes