106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Começou no dia 1° e se estende até o dia 30 de novembro em todo o Paraná, a vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa. Nesta etapa, todo o rebanho paranaense deve ser vacinado, atingindo 9,3 milhões de cabeças. De acordo com a Agencia de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR), a região de Toledo conta com um rebanho de aproximadamente 320 mil animais, distribuídos em mais de 11 mil propriedades rurais.
José Carlos Pereira, médico veterinário da ADAPAR salienta que esta é a dose de reforço da campanha e todos os criadores deverão vacinar e comprovar a vacinação até o dia 7 de dezembro. Ele lembra que o produtor que não vacinar o rebanho está sujeito à multa que varia de acordo com o número de animais. (áudio abaixo)
Na última semana o Departamento de Saúde Animal (DSA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento aprovou o pedido do estado do Paraná de antecipar para novembro do próximo ano a retirada da vacinação contra a febre aftosa. Segundo o DSA, na campanha de vacinação de maio do ano que vem, os criadores do Paraná ainda deverão vacinar todo o rebanho com idade até 24 meses, e a partir de outubro, o ministério deverá determinar restrições à entrada de animais de outros estados no Paraná, com exceção de Santa Catarina.
Atualmente o Paraná conta com 33 postos de fiscalização em funcionamento em suas fronteiras.
Fonte: Adapar