106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A higiene do ouvido adquire uma grande importância quando chega o verão, uma vez que é quando uma maior quantidade de atividades aquáticas é realizada. Acontece que, embora pareça uma questão inofensiva, o fato de passar um tempinho debaixo d’água pode nos afetar de maneiras diferentes, se não implementarmos a prática de medidas preventivas. Normalmente, quando nos referimos à higiene do ouvido, geralmente pensamos em limpá-lo com os clássico cotonetes, porque é o que nos ensinaram durante a infância. No entanto, esta não é a única medida nem a mais adequada, segundo os profissionais de saúde. Isso ocorre porque o cotonete não remove a sujeira, mas a empurra para a parte posterior do ouvido, por isso há sempre o risco de promover o acúmulo de cera e, também, de roçar no canal auditivo.
A higiene do ouvido em geral
Os profissionais de saúde indicam que a melhor hora para realizar a higiene do ouvido é após o banho. Isso porque a umidade suaviza o cerume e permite que este seja removido com mais facilidade. De fato, descobriu-se que o mais aconselhável para remover a sujeira das orelhas é usar difusores de líquidos, especialmente desenvolvidos para isso. A maioria dos difusores consiste em soluções à base de água do mar, mas também existem outras soluções especialmente formuladas para a remoção do excesso de cera, que contêm os elementos necessários para evitar a formação de um tampão e, por sua vez, eliminar o excesso de cerúmen corretamente. Os principais componentes desses remédios são o docusato de sódio, beta-ciclodextrinas, que juntamente com a água purificada ajudam a suavizar o excesso de cerúmen, e o envolve para uma posterior eliminação, de forma fácil e eficaz. É, portanto, uma solução de água purificada testada e aprovada, cujas funções são: Emulsionar: ação emoliente que suaviza e dissolve o cerume em partes menores.
Encapsular: ação que envolve o cerume para formar micelas, que facilitam seu transporte em meio aquoso.
Eliminar: ação de arrastamento do cerume envolto em micelas, para sua eliminação. Sob nenhuma circunstância deve-se recorrer a remédios caseiros para limpar os ouvidos, pois eles podem nos prejudicar em vez de ajudar.
Os cuidados durante o verão
Durante o verão as pessoas geralmente visitam praias e outros espaços aquáticos com regularidade. E a grande maioria considera que a única medida que deve levar em conta é a boa secagem dos ouvidos depois de ter saído da água. Embora isso seja importante, não se esqueça que existem outras atividades de verão que influenciam significativamente nos ouvidos: o ruído em eventos musicais ao ar livre, ou em ambientes fechados. Em outras palavras, o fato de passar um certo tempo debaixo d’água e assistir a eventos musicais nos quais o volume é muito alto pode afetar a saúde do ouvido de várias maneiras. A consequência mais imediata é o tamponamento devido ao aumento da produção de cerúmen. Por causa disso, muitos optam por limpar os ouvidos mais do que o habitual, e de forma inadequada.
Como é a limpeza adequada?
Como é a higiene do ouvido adequada. A melhor maneira de cuidar dos seus ouvidos durante o verão é a seguinte: Não remova o cerume todos os dias. Deixe uma margem de 3 a 4 dias entre cada limpeza. Não use cotonetes, ou introduza qualquer outro tipo de objetos. Muito menos deve usar o dedo. Não lave os ouvidos com sabão durante o banho. Em vez disso, o que você pode usar é uma solução aquosa em spray após o banho. Sempre seque seu ouvido suavemente após o banho. Não é recomendado introduzir os dedos ou uma ponta da toalha, pois podem danificar as partes mais sensíveis do ouvido.
Como é aplicada uma solução de limpeza?
A primeira coisa que devemos levar em consideração é o fator umidade. Uma vez que tenhamos tomado um banho ou ducha, devemos inclinar a cabeça e pressionar levemente o bico de pulverização na entrada do ouvido. Deixamos o líquido por alguns segundos e prosseguimos imediatamente à secagem suave com uma toalha. Para utilizações futuras, é sempre necessário lavar o aplicador com água quente após cada utilização. E, claro, este não deve ser compartilhado com nenhuma pessoa. Existem diferentes produtos com esta finalidade, mas é sempre recomendado comprar aquele recomendado pelo especialista.
Fonte: Melhor com saúde