106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O sistema GeoEmater da Emater-PR detectou cinco focos com esporos de ferrugem asiática da soja no Estado. Eles foram registrados nas cidades de Terra Roxa, Iporã, Nova Santa Rosa, Marechal Cândido Rondon e Guaíra.
De acordo com Afonso Facin, técnico da Emater, o objetivo do sistema utilizado é detectar a chegada do fungo à lavoura e orientar o produtor sobre a necessidade ou não de realizar a aplicação de fungicida para controle da doença. Facin faz um alerta sobre o risco de infecção da Ferrugem Asiática, nas lavouras de soja nos municípios onde foi constatado a presença de esporos e também nos municípios próximos a localidade. O técnico recomenda que os agricultores intensifiquem o monitoramento das lavouras e consultem a assistência técnica especializada. (áudio abaixo)
A ferrugem é a principal doença da cultura da soja no Brasil e promove desfolha precoce, impedindo a completa formação dos grãos e por consequência, queda na produtividade.
A condição mais úmida na região Sul do Brasil tem impactado o plantio da safra de verão de soja do Paraná nos últimos dias. Segundo o Deral (Departamento de Economia Rural) do estado paranaense, os trabalhos no campo estão em cerca de 65% da área. No ano passado, o plantio da oleaginosa estava em 73%.
Fonte: Emater