106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Criado em 2015, o Projeto Viola Lindeira é uma parceria entre a Itaipu Binacional com as prefeituras lindeiras e o Instituto Viola Caipira. Atualmente mais de 750 alunos com idades entre 7 e 17 anos, fazem as aulas de viola caipira de forma gratuita em contraturno escolar. Uma das prioridades do projeto é atender famílias em situação de vulnerabilidade social e contribuir para formação de orquestras de viola nos 16 municípios lindeiros ao Lago de Itaipu, além de Cascavel e Ramilândia.
As aulas são ministradas por músicos da Orquestra Paranaense de Viola Caipira do Centro Universitário FAG, reconhecido como uma das melhores instituições de Ensino Superior do Brasil.
Devido a evolução do projeto, a Itaipu renovou recentemente a parceria com o Instituto por mais 3 anos. Crystian Fernandes, coordenador do projeto, falou da sua felicidade pela renovação da parceria e anunciou a ampliação do projeto para mais 11 municípios da região. Segundo ele, o objetivo é chegar ao número de 1.000 alunos matriculados. (áudio abaixo)
De acordo com o convenio firmado, a Itaipu fica responsável pelo suporte financeiro necessário a toda a parte operacional do projeto, como logística, pagamento dos professores, hospedagem e alimentação. O Instituto oferece os instrumentos musicais. A contrapartida das prefeituras é uma sala de aula com infraestrutura para receber os professores e os futuros músicos.
Para participar, os alunos devem estar, obrigatoriamente, matriculados em uma instituição de ensino.
Fonte: Enio Manoel