106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Os números sobre poupança no Brasil atingiram índices positivos em 2018. Segundo informou o Banco Central em agosto por exemplo, os depósitos superam os saques em quase R$ 6 bilhões, montante que foi o maior do ano e também para o histórico deste mês.
A cooperativa de crédito Sicredi, que atualmente possui quase 4 milhões de associados em 22 estados, contribuiu para isso. Com o crescimento acumulado de 35% de janeiro até setembro deste ano, ao todo já são mais de R$ 13 bilhões capitados em relação a depósitos na poupança.
Márcio Port, vice-presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, festeja estes números. Ele também defende que educar a população brasileira sobre o manejo do próprio dinheiro, pode ajudar a ampliar os números da poupança no País. (áudio abaixo)
Um relatório produzido pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), mostra que apenas 30% da população brasileira têm uma reserva financeira, ou seja, são poupadores ativos. Segundo o levantamento, o alto índice de desemprego somado a baixa renda de muitos brasileiros faz com que boa parte dos cidadãos tenham dificuldades em poupar.
Fonte: Jornal Metas