A administração municipal de Missal, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, vai distribuir pulseiras de citronela, um repelente natural, para pessoas com casos suspeito de dengue, Zika ou Chikungunya. Toda pessoa que procurar a Unidade de Saúde e for notificada com suspeita de alguma dessas doenças, receberá a pulseira a fim de evitar que seja picada novamente pelo mosquito Aedes Aegypti e dessa forma não transmitir a doença em caso de confirmação.
A referida pulseira também pode ser usada como tornozeleira, caso alguém prefira. A secretaria reforça que as pulseiras não serão distribuídas à toda população, mas somente para os casos suspeitos sem nenhum custo ao usuário. A validade da pulseira, após aberta, é de 5 dias, tempo em que uma pessoa infectada com algum dos vírus pode transmitir a doença.
Mas a secretaria alerta que o uso da pulseira não dispensa os cuidados como o uso de repelente freqüente e não substitui todos aqueles cuidados para evitar água parada, bem como orienta para continuar eliminando possíveis focos. Trata-se apenas de uma medida preventiva, para evitar que mais pessoas sejam contaminadas. O cuidado com a dengue deve ser constante e dever de todos.
Fonte: Assessoria