Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

11º Arremesso de Celular termina com recorde mundial e tetracampeonato

  • 12/11/2018
  • Foto(s): Adenésio Zanella / Itaipu Binacional
11º Arremesso de Celular termina com recorde mundial e tetracampeonato

A 11ª edição do Torneio Sul-Americano de Celular, promovida neste domingo (11) no Gramadão da Vila A, em Foz do Iguaçu, terminou com recorde mundial feminino e tetracampeonato na disputa masculina, as duas categorias principais do evento. Ao todo, foram 216 participantes, entre homens, mulheres e crianças. O público também pôde participar de outras formas, com o descarte de lixo eletrônico, doação de alimentos para instituições assistenciais e atividades recreativas para as crianças.

O evento, patrocinado pela Itaipu Binacional com o apoio da Assessoria de Comunicação Social da empresa, foi vencido pela tenente do Corpo de Bombeiros, Janaina Fagundes, e pelo vigilante Cícero Aparecido Wur.

Ao arremessar o celular a uma distância de 69,58 metros, Janaína obteve a melhor marca já registrada por mulheres em uma competição como essa, que também ocorrem em países como a Finlândia. A marca anterior no sul-americano era de 61,05 metros.

“Eu gosto de participar, não se trata de treino, mas de jeito”, disse a vencedora, que há seis anos participa do torneio e agora tornou-se tricampeã de sua categoria. “Aqui é um ambiente familiar, de brincadeira e alegria”, completou. A segunda colocada foi Solange Guimarães Winkert (41,11 metros), seguida por Shirley Brito (39,05 metros).

No masculino, Cícero Wur conquistou o tetracampeonato inédito na competição ao lançar o celular a uma distância de 112,62 metros. Foi a quarta conquista seguida do vigilante na competição, desde 2014. O segundo colocado foi Marcos José Carvalho, com a marca de 98,99 metros. A terceira posição foi de Thiago Gomes com 89,2 metros.

Assim como Janaina, o vencedor atribui a vitória ao jeitinho de manejar o celular, entre outras estratégias. O tamanho do aparelho é uma delas. Segundo o vencedor, ele deve ser pequeno, de preferência. “Eu gosto de participar, de trazer a família para brincar. E, é claro, ganhar os prêmios é ainda melhor.” 

No juvenil masculino, o maior lance foi de Luka Batista Gerardht (45,16 metros), seguido do arremesso de Guilherme Izidoro (36,26 metros) e de Vinicius da Silva Duarte (31,87 metros).  No feminino, Maisa Angler arremessou a 46,31 metros. A segunda melhor marca foi de Fernanda Luiz (40,89 metros), enquanto a terceira foi de Milena Machado Freitas (30,96 metros).

Ambientalmente correto e engajado 

Criado em 2008 para celebrar o aniversário da Segurança Empresarial da Itaipu, comemorado no dia 3 de outubro, o torneio acabou tendo suas atividades expandidas com passar do tempo. “Começamos de forma modesta e, a cada ano, ganhamos mais parceiros”, celebrou o idealizador do evento, Gabriel Antonio de Campos Neto, da Divisão de Segurança da Central da Itaipu. “Hoje, somos o maior do mundo nessa modalidade.”

“A Itaipu tem muito orgulho de patrocinar um evento ambientalmente correto, que tem um aspecto filantrópico e ainda traz uma imagem bastante positiva para a usina e Foz do Iguaçu”, avaliou a chefe da Assessoria de Comunicação Social da Itaipu, Patrícia Iunovich. 

O torneio também é uma referência na promoção da conscientização socioambiental e contribui para o turismo local, ao oferecer prêmios que divulgam os atrativos de Foz. Os participantes concorrem a passeios turísticos, hospedagens, opções gastronômicas e ingressos para cinemas em Foz do Iguaçu e região. 

Em 2019, o evento deve ser ampliado com o apoio da Prefeitura de Foz do Iguaçu, anunciado no Gramadão, neste domingo (11), pelo vice-prefeito Nilton Bobato. Ele afirmou que, no próximo ano, o município conciliará o evento com o projeto Foz ComUnidade. A iniciativa reúne representantes das secretarias municipais para oferecer à população mais de 70 serviços nas áreas de educação, saúde, assistência social, cidadania, esporte, cultura e lazer. 

Enquanto na área de arremesso a disputa era acirrada, metro a metro, na plateia as famílias aproveitavam o domingo ensolarado. Amadeu de Oliveira Neto, da Segurança Empresarial de Itaipu, e Carla Moura de Oliveira, da Divisão de Laboratório da binacional, acompanharam toda a movimentação ao lado da filha Julia. “Já participamos do torneio em outras ocasiões, mas hoje viemos mesmo prestigiar os colegas, encontrar pessoas e aproveitar o domingão”, afirmou Carla.

Solidariedade e reciclagem

Durante a competição foram arrecadadas 11 toneladas de alimentos não perecíveis. Deste total, 10,3 toneladas foram obtidas com 37 empresas parceiras do evento. O restante foi entregue pelos participantes – que deveriam doar 2 kg para fazer o lançamento – e por pessoas da comunidade. O material será repassado para instituições assistenciais de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu e Céu Azul. 

O evento também recolheu quase 3 toneladas de sucatas que seriam nocivas ao meio ambiente, caso fossem descartadas de forma inadequada. Entre elas estavam aparelhos celulares, televisores, monitores e rádios. Depois da triagem, uma parte dos resíduos será encaminhada à reciclagem. O que não puder ser reaproveitado vai para um aterro industrial certificado de Cascavel. O trabalho é feito pela Krefta Tecnologia em Serviços.

“Procuramos conscientizar a comunidade sobre a importância da destinação correta”, explicou Antonio Krefta, proprietário da empresa. Desde 2008, foram recolhidas mais de 30 toneladas de lixo eletrônico.

Neste ano, o torneio teve o apoio institucional do Lions Clube Foz do Iguaçu Cataratas; Rotary Club Três Fronteiras; Rotary Club Santa Terezinha; Sindicato de Hotéis, Restaurantes e Bares de Foz do Iguaçu (Sindhotéis); Sindicato da Habitação e Condomínios (Secovi); Associação de Moradores da Vila A (AMVA); e Associação Esportiva Segurança Física Itaipu (Aresf).

Fonte: Assessoria