Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

PTI e UFPR oficializam parceria para desenvolvimento de soluções tecnológicas para o Paraná

PTI e UFPR oficializam parceria para desenvolvimento de soluções tecnológicas para o Paraná

O Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) estão unidos em busca de soluções tecnológicas para o Estado. A parceria foi oficializada na última semana com a assinatura de um protocolo de intenções. A iniciativa prevê capacitações, qualificações, especializações e consultorias.


A parceria entre o PTI e a UFPR, por meio do Programa de Parceria para Incentivo à Inovação e Desenvolvimento de Processos Tecnológicos (Produtec), foi oficializada na segunda-feira (5), no Centro Politécnico da UFPR, em Curitiba.

Entre os focos da parceria estão a inovação para a competitividade territorial e capacitações voltadas, por exemplo, para o gerenciamento de projetos de administração pública e de governança municipal, além de projetos de educação, saúde na fronteira e cidades sustentáveis.

O diretor-superintendente do PTI, Jorge Augusto Callado, destacou que o protocolo de intenções é um avanço nas relações entre o Parque e a instituição de ensino. “O PTI promove o desenvolvimento territorial sustentável, nos seus aspectos turísticos, tecnológicos, sociais e ambientais. Essa parceria com a UFPR é um fortalecimento para nós e para a região Oeste do Paraná.”

O professor Zaki Akel Sobrinho, reitor da UFPR entre 2008 e 2016, que atua como conselheiro do Produtec, destacou que essa é a primeira parceria formalizada, mas informou a existência de outros nove projetos já alinhados.

Para o diretor do Setor de Tecnologia da UFPR, Horário Tertuliano Filho, o acordo representa uma possibilidade de desenvolver um trabalho prático, como forma de retribuição social.

Fonte: Assessoria