106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Na última semana a governadora Cida Borghetti assinou decreto que transfere a gestão de 37 carceragens, hoje administradas pela Polícia Civil, ao Departamento Penitenciário do Estado do Paraná (Depen), coordenado pela Secretaria Especial de Administração Penitenciária.
O delegado da Polícia Civil de Guaíra Deoclecio Detros, destacou que esse é um momento histórico para a Policia Civil, parabenizou a iniciativa da governadora que, com essa medidasegundo ele, facilitará o trabalho das delegacias que precisavam empregar seus poucos recursos humanos (delegados, investigadores, escrivães…) só para fazer a guarda das cadeias e evitar fugas e rebeliões, deixando de lado suas atribuições de investigar, fazer inquéritos e prender. (áudio abaixo)
A medida permite ao Depen a gestão plena das 37 unidades e a guarda de aproximadamente 6.100 presos. Com isso, cerca de 1.100 policiais civis serão liberados exclusivamente para o trabalho de investigação, formalização de flagrantes e demais atividades de prestação de serviços à população.
Na Região Oeste a medida contemplará a 7ª SDP de Umuarama,15ª SDP de Cascavel,20ª SDP de Toledo,13ª DRP de Guaíra e a 47ª DP de Marechal de Marechal Cândido Rondon.
De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública, foram liberados R$ 15 milhões para a manutenção de unidades do Depen e das carceragens que passarão a ser administradas pelo departamento. O Governo afirma ainda que pouco mais de 1.100 agentes de cadeia pública já foram contratados e cerca de 70% deles vão trabalhar nas unidades em que o Depen assumiu a guarda dos presos. O orçamento que era destinado à Polícia Civil para as despesas como alimentação e outros gastos com os presos, será transferido para o Departamento.
Fonte: AEN