106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O professor de Missal, João Scheeren Zimmer, com ajuda de diversos familiares e dando continuidade à 1ª versão do Livro “SCHEEREN”, escrito pela professora Norma Theolina Scheeren, fez uma nova versão do título, que traz um pouco sobre a história da família. Essa nova edição é intitulada “SCHEEREN – Uma Grande Descendência a Partir dos Scherer de Reich”.
Um exemplar foi doado pelo Professor João para a Biblioteca Pública Municipal Eugênio Brodde Missal e está disponibilizado para todas as pessoas que queiram conhecer um pouco mais da história desta família, que como muitas outras, fazem parte da história do município.
Assim como a maioria das pessoas descendentes de alemães, italianos e outras tantas etnias, a família Scheeren também tem o início de sua história aqui no Brasil em meados do século XIX, quando o projeto ocupacional do sul do País estava sendo concretizado.
A história da família Scheeren começou em setembro de 1847 com a chegada de Johann David Scherer, 20 anos de idade, que fixou residência na comunidade Travessão, em Dois Irmãos, RS. O restante da família chegou ao Brasil 10 anos depois, passando a residir em Bom Jardim, atual Ivoti, RS. Aqui no Brasil os imigrantes Johann David, Johann Peter e Maria Katharina, que em Reich, Alemanha assinavam Scherer, todos começaram a assinar SCHEEREN. Fica a dúvida do porquê. Acredita-se que originalmente, na Holanda, a séculos atrás, a grafia era Scheeren.
Três décadas depois as famílias Scheeren se mudaram para Estrela-RS, que passou a ser a cidade referência do clã, pois ali os filhos imigrantes casaram e deixaram sua descendência, onde até os dias atuais a parentagem é numerosa. Hoje encontra-seScheeren praticamente em todo Brasil e em vários países da América, EUA e Europa.
A desbravadora da história dos Scheeren foi a professora Norma Theolina Scheeren, que fez carreira profissional em Sergipe, a qual deu os primeiros passos na genealogia da família, lançando a 1ª versão do livro “SCHEEREN”. Desejando que alguém desse continuidade na genealogia, a responsabilidade de dar sequência na história, veio parar em Missal. A responsabilidade ficou para o professor aposentado João Scheeren Zimmer.
Em dois anos de trabalho, contando com a ajuda de inúmeros parentes que colaboraram com informações de dados genealógicos, relatos históricos, fornecimento de imagens fotográficas, fizeram com que a nova versão do livro SCHEEREN se tornasse realidade.
No último dia 11 de novembro, ocorreu o 2º Encontro da Família Scheeren, em Estrela-RS, oportunidade em que houve o lançamento do livro “SCHEEREN – Uma Grande Descendência a Partir dos Scherer de Reich”. O próximo encontro da família já está marcado para 2020, na cidade de Roque Gonzales-RS.
A edição seguinte, em 2022, tem grande possibilidade de ser em Missal-PR, onde muitos Scheeren migraram na época da colonização e até hoje tem forte presença. De Roque Gonzales vieram 05 filhos de Alberto Scheeren com suas famílias e Leopoldina Scheeren, casada com Affonso Wendt, juntamente com 10 dos 12 filhos. Direto de Estrela vieram as famílias de Carlos Scheibel e Aloysio da Rocha, cujas mães também eram Scheeren.
Fonte: Assessoria