106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Foz do Iguaçu recebeu na quinta-feira (22) o Seminário de Tributação Previdenciária Rural. Fruto de uma iniciativa do Sistema FAEP/Senar-PR, em parceria com a Receita Federal, o evento transmitiu aos profissionais do ramo da contabilidade e dos recursos humanos informações sobre as mudanças do eSocial no setor rural.
O eSocial é um projeto que unificará a entrega das informações previdenciárias, trabalhistas e fiscais em uma única plataforma. Ele faz parte do Sistema de Escrituração Pública Digital (SPED), uma iniciativa de modernização tecnológica do governo, que virtualiza e unifica diversas obrigações em uma plataforma digital.
Os assuntos debatidos por Naldo Alves, da Receita, e Adriano Dourado, do INSS, foram as alterações da Lei 13.606 de 2018 e a interação da Legislação Previdenciária Rural com o eSocial, que entra em vigor para os produtores rurais pessoa física a partir de abril de 2019.
Naldo Alves, da Receita Federal, disse que o encontro serviu para orientações, que são importantes para serem observadas pelos produtores rurais. (áudio abaixo)
Para o Coordenados de Arrecadação do Senar-PR, José Luiz Machado, o encontro apresentou informações sobre o correto preenchimento das guias tributárias e também do e-social. Cerca de 70 pessoas participaram do encontro, no Auditório da Receita Federal em Foz do Iguaçu. (áudio abaixo)
Fonte: João Hermes