106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Quem trabalha com carteira assinada deve receber a primeira parcela do 13º salário até a próxima sexta-feira, dia 30 de novembro, a data para o pagamento da segunda parcela é 20 de dezembro. Esse dinheiro extra chamado de "gratificação de Natal" quando foi criado, em 1962, é um direito garantido a todos os trabalhadores que tiveram ao menos 15 dias de emprego registrado em carteira ao longo do ano, além de aposentados, pensionistas e servidores públicos.
Para quem já recebeu a primeira parcela ou está para receber, uma dica importante é saber o que fazer com esse dinheiro que entra a mais. A melhor opção, segundo o economista e consultor financeiro Eduardo Felipe Ohana é pagar as dívidas o quanto antes. Quem não tem dividas vale a pena realizar um sonho ou mesmo poupar. (áudio abaixo)
O pagamento do 13º salario, deverá injetar R$ 12,5 bilhões na economia paranaense, conforme levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
O valor representa cerca de 35,4% do total pago no Sul do país e 5,9% do total que entrará em circulação no Brasil, que atingirá segundo o levantamento R$ 211 bilhões.
A projeção aponta ainda, que cerca de 5,1 milhões de trabalhadores do estado recebam o 13º salário. Desses, 59,7% são pessoas do mercado de trabalho formal, celetistas ou estatutários. Pensionistas e aposentados representam 38,4%.
“Essa injeção de recursos deve aquecer setores importantes para o crescimento da economia, como comércio, serviços e turismo.
O empregador que atrasa o 13º salário pode pagar multas. Denúncias por causa de atraso devem ser levadas ao Ministério do Trabalho ou a Ministério Público.
Fonte: g1