106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Desde o início de 2016, o sinal analógico de televisão vem sendo progressivamente desligado nas cidades brasileiras. O processo começou em Rio Verde (GO) e nesta quarta-feira, dia 28 de novembro, acontece em 155 municípios do interior do Paraná, incluindo cidades da nossa região.
A partir deste desligamento, a transmissão dos canais de TV será feita exclusivamente através do sinal digital. Com isso, consumidores que possuem aparelhos televisores mais antigos, sem conversor, precisam se preparar para continuar recebendo o sinal de televisão.
Nesse caso, os consumidores podem utilizar conversores digitais ou receptores, que são diferentes. Já aqueles que possuem aparelhos adaptados para sinal digital não serão afetados.
Vale lembrar que kits de TV Digital foram distribuídos gratuitamente para pessoas de menor renda cadastradas em algum programa social do Governo Federal. De acordo com a coordenadora da Seja Digital, Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV, responsável pela distribuição, Vanderlúcia da Silva, ainda dá tempo de agendar e retirar o kits. (Ouça o áudio Vanderlúcia da Silva abaixo)
Além dos telespectadores, as empresas de televisão também precisaram passar por adaptações para poder transmitir o sinal digital. O Gerente de engenharia da TV Tarobá, Oldemar Gabiatti, fala sobre o novo sinal e também o que foi feito por parte da empresa. (Ouça o áudio Oldemar Gabiatti abaixo)
Para receber o sinal com qualidade digital, é só direcionar sua antena externa para as antenas de transmissão, fazer uma nova busca de canais em seu televisor e receber imagens com muito mais qualidade.
Fonte: Gerson Kaiser com idec