Inaugurado em 2006, o barracão da Acaresti (Associação dos Catadores de Recicláveis de Santa Terezinha de Itaipu) passará por reforma e ampliação. A obra contará com recursos da Itaipu Binacional e contrapartida do município.
O convênio com a hidrelétrica foi assinado pelo prefeito Cláudio Eberhard durante o Encontro Cultivando Água Boa, realizado em Foz do Iguaçu na semana passada.
Serão aplicados cerca de R$ 1 milhão, entre obras e aquisição de equipamento, dos quais R$ 400 mil serão viabilizados pela Itaipu Binacional e o restante pelo município. Após a conclusão, o Centro de Triagem da Acaresti contará com 1285,80 m² de área coberta para o processamento de material reciclável coletado na cidade.
???Santa Terezinha é um dos municípios que temos a satisfação de assinar convênio sempre. Tem uma gestão atuante e que cumpre a risca as parcerias, tudo o que se propõe a fazer, faz. O município tem um programa modelo na gestão dos resíduos sólidos, e por isso estamos garantindo nossa contribuição para que esse projeto possa avançar e render ainda muitos frutos???, afirmou o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, após a assinatura do convênio.
A parceria firmada com a hidrelétrica para a construção do barracão da Acaresti foi motivo de comemoração entre os trabalhadores da associação. ???Além de ganharmos mais espaço para o processamento e depósito do material, a estrutura vai garantir mais comodidade e qualidade de vida a todos nós???, frisou Antônio Correia, presidente da associação.
De acordo com o prefeito Cláudio Eberhard a obra é necessária para garantir a continuidade do sucesso do Programa Coleta Seletiva. ????? uma obra importante e que nos dará condições de avançar na coleta de recicláveis na cidade. O espaço existente atualmente não comporta mais a quantidade de material coletado. Com a ampliação teremos condições de atender toda a demanda???, garantiu o prefeito.
Obra
Na adequação da estrutura existente está prevista área para refeitório, cozinha, escritório administrativo, sala de reuniões e treinamento, vestiários masculino e feminino, almoxarifado e espaço para bazar. A ampliação será utilizada como área de produção e depósito dos materiais recicláveis.
Fonte: Assessoria de Imprensa