Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Proerd formará quase 5 mil alunos na região

  • 02/12/2018
  • Foto(s): Ilustrativa
  • Região
Proerd formará quase 5 mil alunos na região

A luta contra as drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas, é travada diariamente em nossa sociedade por diversos segmentos que acreditam que é possível vencer essa guerra. Na região de Toledo, vários municípios são atendidos pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência o (Proerd).


Uma parceria desenvolvida pela Polícia Militar do Estado, com as Secretarias Municipais de Educação, pais, escolas públicas e privadas procura desenvolver ações voltadas especialmente para alunos do 5° ano do Ensino Fundamental.


A formatura dos proerdianos nos municípios é sempre uma festa, nela centenas de alunos recebem a camiseta oficial do programa e fazem o juramento de obedecer os pais, honrar os compromissos e ficar sempre longe das drogas e da violência.


Em Guaíra, 505 alunos da rede municipal, particular e uma escola estadual, farão a sua formatura na próxima terça feira (4). De acordo com o comandante regional do Proerd, Tenente Pedro Augusto de Lima, atualmente 17 municípios dos 22 atendidos pela corporação, participam do programa com quase 5 mil crianças e adolescentes. O Ten. Pedro Augusto destacou o esforço feito pelos policiais para atender os alunos, que as vezes residem em municípios fora da cidade onde mora o policial. (áudio abaixo)

O PROERD começou em 1982, na cidade de Los Angeles, EUA, em parceria com o Departamento de Polícia daquela cidade e escolas. No Brasil o programa foi introduzido em 1992 chegando ao Paraná no ano 2000.


O Proerd integra as ações das políticas públicas que o Estado do Paraná mantém para melhorar a segurança pública, a educação e a saúde a partir da prevenção ao uso e tráfico de drogas. A ideia é evitar que crianças e pré-adolescentes comprometam seu futuro e ingressem num círculo vicioso de decadência de valores e violência.

Fonte: Enio Manoel