106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O Aymoré de Matelândia encerrou sua participação no Campeonato Paranaense de Futsal Série Ouro, depois de ser eliminado para o Foz Cataratas. O ‘Índio do Oeste’ foi a grande surpresa da competição, figurando entre os melhores no primeiro ano na elite estadual. A campanha total chegou a 41% de aproveitamento.
Na primeira parte da Série Ouro, o Matelândia encerrou com 29 pontos, correspondendo a 40% de aproveitamento. Foram marcados 66 gols, uma média de 2,75 tentos por jogo. Ao todos foram sofridos 83, com uma média de 3,4 gols por jogo. Em casa, foram 7 vitórias, 4 derrotas e um empate. Longe dos domínios, o Aymoré conquistou 2 vitórias e um empate. Longe de casa perdeu 9 jogos.
No mata-mata, em quatro jogos disputados, o ‘Índio do Oeste’ conquistou seis pontos, equivalente a 50% de aproveitamento. Anotou 11 gols (média de 2,75 por partida), sofrendo 13 tentos (3,25 por jogo).
Ao todo, somando primeira fase e mata-mata os matelandienses encerram a participação no campeonato com 41% de aproveitamento. O Marechal que caiu para o Aymoré, nas quartas de final, terminou o estadual com incríveis 80% no geral, mas, bem distante do título.
Na estreia da Série Ouro, no dia 17 de março, o Aymoré venceu o Marreco por 3 a 2, no Ginásio da Assercoop em Medianeira, empolgando seus torcedores e criando uma grande perspectiva.
Mas, duas derrotas em sequencia, para Marechal e Palmas, deixariam uma desconfiança no ar. O otimismo seria recuperado com mais um grande resultado desta vez em cima do Cascavel.
E foi assim durante toda a temporada, alternando entre bons e maus resultados, contando com derrotas em casa para o Campo Morão por 7 a 2, por exemplo, mas, respondendo com vitória diante do Pato Branco por 7 a 1.
O Aymoré garantiu a classificação graças à vitória do Marreco sobre o Palmas, na última rodada da primeira fase. Na ocasião se o Palmas conseguisse os três pontos eliminaria o ‘Índio’.
Mas, o representante de Matelândia alcançou a 8º colocação com 29 pontos. Então veio o primeiro grande desafio, o Marechal. Dono da melhor campanha no paranaense, com 60 pontos, e sem saber o que é derroera em casa.
O Aymoré perdeu a primeira (5x3) jogando no recém-inaugurado Ginásio Olivo Constantino Biazus. Mas, em Rondon veio a redenção, o ‘Índio’ surpreendeu o Paraná todo ao quebrar a invencibilidade do Marechal por 3 a 2, eliminando o adversário nas penalidades por 4 a 3.
Na semifinal mais um grande resultado, uma vitória incrível do Aymoré de 4 a 3. Mas, na volta os matelandienses não tiveram forças, perderam no tempo normal (3 a 1) e nos pênaltis (4 a 2). Apesar de ficar no quase, o Aymoré encerra a temporada de dever cumprido.
Toda a campanha em 2018
Primeira Fase
Aymoré 3 x 2 Marreco
Aymoré 2 x 4 Marechal
Palmas 6 x 1 Aymoré
Aymoré 3 x 2 Cascavel
Aymoré 1 x 2 Umuarama
São Lucas Paranavaí 2 x 4 Aymoré
Aymoré 2 x 2 Foz Cataratas
Pato Futsal 4 x 3 Aymoré
Aymoré 5 x 3 São José dos Pinhais
Toledo Futsal 3 x 2 Aymoré
Aymoré 2 x 7 Campo Mourão
Aymoré 3 x 1 Guarapuava
Marreco 3 x 1 Aymoré
Marechal 4 x 2 Aymoré
Aymoré 4 x5 Palmas
Cascavel 3 x 3 Aymoré
Umuarama 3 x 2 Aymoré
Aymoré 6 x 3 São Lucas Paranavaí
Foz Cataratas 8x0 Aymoré
São José dos Pinhais 7 x 2 Aymoré
Aymoré 4 x 3 Toledo
Campo Mourão 4 x 0 Aymoré
Aymoré 7 x1 Pato Futsal
Guarapuava 1 x4 Aymoré
Quartas de Final
Ida - Aymoré 3x5 Marechal
Volta- Marechal 2x3 Aymoré
Pênaltis: Vitória do Aymoré por 4x3.
Semifinal
Ida- Aymoré 4x3 Foz Cataratas
Volta- Foz Cataratas 3x1 Aymoré
Pênaltis: Vitória do Foz por 4x2.
Fonte: Alessandro Kunhaski