106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Algumas regiões do Paraná estão há dias sem chuvas e o calor predomina. Diversas cidades vem registrando um aumento nas temperaturas, algumas próximas de 37°C. Produtores de soja do Oeste estão em alerta com a falta de chuvas, em algumas cidades a estiagem já chega a quase 30 dias. Segundo o Clima Tempo, pode haver algumas precipitações ainda esta semana, mas de forma isolada e com baixos volumes, apenas próximo da semana do Natal há previsão de altos acumulados.
Segundo os meteorologistas, veranicos ocorrem nessa época do ano, mas este, está se prolongando e preocupando os agricultores. De acordo com o técnico do Departamento de Economia Rural (DERAL) João Luiz Nogueira, a situação de estiagem prolongada e as altas temperaturas estão atingindo a lavoura numa fase crítica, principalmente em algumas localidades a beira do Lago de Itaipu. O Deral deve publicar um balanço da safra na próxima semana. Apesar da preocupação, João Luiz ainda está otimista com a produção. (áudio abaixo)
A estimativa para a produção brasileira de soja na safra 2018/2019 é de 121,4 milhões de toneladas. O número será revisado em meados de janeiro e deve crescer, caso o clima colabore com as lavouras nas próximas semanas.
Fonte: Enio Manoel