106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Santa Terezinha de Itaipu, Itaipulândia e Marechal Cândido Rondon, todos municípios localizados na região Oeste do Estado, tiveram grande destaque no Prêmio MPT Cidade Pró-Catador Paraná. A iniciativa do Fórum Lixo e Cidadania e do Ministério Público do Trabalho do Paraná, selecionou os municípios com as melhores práticas de coleta seletiva e inclusão sócio-produtiva do Paraná.
Os três municípios desenvolvem ações práticas de coleta coletiva solidária com apoio da Itaipu Binacional, e venceram em três das quatro categorias da premiação: Itaipulândia, entre as cidades de 10 a 20 mil habitantes; Santa Terezinha de Itaipu, de 20 a 50 mil; e Marechal Cândido Rondon, na faixa de cidades com mais de 50 mil habitantes. A única cidade que não pertence à região Oeste premiada foi Porto Amazonas, na categoria de municípios com até 10 mil habitantes.
Em Santa Terezinha de Itaipu, o novo modelo de coleta seletiva revolucionou o trabalho desenvolvido pelos agentes ambientais da Acaresti, a Associação dos Catadores de Resíduos Recicláveis e/ou Reaproveitáveis do município. Eles deixaram de empurrar os seus carrinhos na rua para atuar apenas no Centro de Triagem, e mais que dobraram as suas rendas, chegando ao ganho mensal de R$ 1600 em média, acompanhando também o número de toneladas de lixo coletado e separado, que saltou de 35 para 120 toneladas/mês.
De acordo com o chefe da divisão de coleta seletiva de Santa Terezinha de Itaipu, Darlei Sauer de Souza, a premiação veio num momento importante:
“Ele vem a reconhecer e validar ainda mais a questão dos trabalhos desenvolvidos pela Acaresti e os trabalhos desenvolvidos pela Prefeitura, logicamente, em parceria com a população. É a coroação desse projeto que deixa explícito que, com a vontade de todos, um projeto grandioso é possível ser realizado em nosso município”.
Neste ano, por meio de uma parceria entre a prefeitura e a Itaipu, foi inaugurado na cidade um Centro de Capacitação Técnica em Gerenciamento de Resíduos Sólidos. O espaço é destinado a receber visitas técnicas nacionais e internacionais, além de interessados na temática gestão de resíduos sólidos com inclusão de catadores.
Mais do que gerar emprego e renda, a Associação também aposta na tecnologia e nas fontes limpas. O espaço conta conta com um sistema que converte os raios solares em energia elétrica, reduzindo em até 90% a conta de luz. A conta de água também está mais barata, após a instalação de uma cisterna para o aproveitamento da água da chuva.
Fonte: Vacy Alvaro/Assessoria PTI