Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Boas práticas dos municípios do Oeste são destaque no Prêmio MPT Cidade Pró-Catador Paraná

A iniciativa do Fórum Lixo e Cidadania e do Ministério Público do Trabalho do Paraná, selecionou os municípios com as melhores práticas de coleta seletiva e inclusão sócio-produtiva do Paraná

  • 14/12/2018
  • Foto(s): Assessoria PTI
  • Região
Boas práticas dos municípios do Oeste são destaque no Prêmio MPT Cidade Pró-Catador Paraná

Santa Terezinha de Itaipu, Itaipulândia e Marechal Cândido Rondon, todos municípios localizados na região Oeste do Estado, tiveram grande destaque no Prêmio MPT Cidade Pró-Catador Paraná. A iniciativa do Fórum Lixo e Cidadania e do Ministério Público do Trabalho do Paraná, selecionou os municípios com as melhores práticas de coleta seletiva e inclusão sócio-produtiva do Paraná.

Os três municípios desenvolvem ações práticas de coleta coletiva solidária com apoio da Itaipu Binacional, e venceram em três das quatro categorias da premiação: Itaipulândia, entre as cidades de 10 a 20 mil habitantes; Santa Terezinha de Itaipu, de 20 a 50 mil; e Marechal Cândido Rondon, na faixa de cidades com mais de 50 mil habitantes. A única cidade que não pertence à região Oeste premiada foi Porto Amazonas, na categoria de municípios com até 10 mil habitantes.

Em Santa Terezinha de Itaipu, o novo modelo de coleta seletiva revolucionou o trabalho desenvolvido pelos agentes ambientais da Acaresti, a Associação dos Catadores de Resíduos Recicláveis e/ou Reaproveitáveis do município. Eles deixaram de empurrar os seus carrinhos na rua para atuar apenas no Centro de Triagem, e mais que dobraram as suas rendas, chegando ao ganho mensal de R$ 1600 em média, acompanhando também o número de toneladas de lixo coletado e separado, que saltou de 35 para 120 toneladas/mês.

De acordo com o chefe da divisão de coleta seletiva de Santa Terezinha de Itaipu, Darlei Sauer de Souza, a premiação veio num momento importante:

“Ele vem a reconhecer e validar ainda mais a questão dos trabalhos desenvolvidos pela Acaresti e os trabalhos desenvolvidos pela Prefeitura, logicamente, em parceria com a população. É a coroação desse projeto que deixa explícito que, com a vontade de todos, um projeto grandioso é possível ser realizado em nosso município”.

Neste ano, por meio de uma parceria entre a prefeitura e a Itaipu, foi inaugurado na cidade um Centro de Capacitação Técnica em Gerenciamento de Resíduos Sólidos. O espaço é destinado a receber visitas técnicas nacionais e internacionais, além de interessados na temática gestão de resíduos sólidos com inclusão de catadores.

Mais do que gerar emprego e renda, a Associação também aposta na tecnologia e nas fontes limpas. O espaço conta conta com um sistema que converte os raios solares em energia elétrica, reduzindo em até 90% a conta de luz. A conta de água também está mais barata, após a instalação de uma cisterna para o aproveitamento da água da chuva.

Fonte: Vacy Alvaro/Assessoria PTI