Várias áreas e linhas de instabilidade deslocaram-se pelo Paraná neste sábado (19). Choveu muito durante este sábado no oeste paranaense, com acumulados que aproximaram-se dos 100 mm na fronteira com o Paraguai.
Uma linha de instabilidade muito forte chegou a Curitiba no meio da tarde. Por volta das 16 horas, ela passou por Ponta Grossa. Chuvas fortes, com raios. Na RMC, foram 27 mm de chuva em apenas uma hora. No sudoeste do estado foram 58 mm de chuva.
A grande distribuição de nebulosidade sobre o Paraná segue presente em praticamente todas as regiões. Em boa parte da ???metade oeste??? as nuvens estão provocando chuvas constantes e de intensidade moderada a forte. Nas demais regiões há mais aglomerados de nuvens que tem provocado pancadas mais rápidas de chuva. Alguns acumulados de chuva registrados eplo Simepar: Salto Caxias 76 mm, Dois Vizinhos 67 mm, Toledo 56 mm, São Miguel do Iguaçu 54 mm e Santa Helena 91 mm.
Neste domingo (20), a frente fria desloca seu eixo mais instável para o Oceano Atlântico, mas o fluxo de ar quente e úmido, proveniente de regiões tropicais, segue constante sobre a Região Sul.
Esse transporte de umidade é ???canalizado??? na atmosfera em direção aos estados do Paraná e Santa Catarina. Ou seja, com essa maior disponibilidade de umidade prossegue a formação e intensificação de áreas de instabilidade nas regiões paranaenses ao longo do dia. Há previsão de pancadas de chuvas e trovoadas a partir da tarde em todo o Estado. A tendência é de chuvas mais expressivas, e também de risco de temporais localizados, entre os setores norte, noroeste e oeste.
Fonte: Bem Paraná e Simepar