106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Na região de Guaíra, apesar das chuvas registradas nos meses de setembro, outubro e novembro, ainda não choveu nenhum dia de dezembro e essa estiagem já está prejudicando as lavouras.
Guaíra e alguns municípios mais próximos estão há aproximadamente 18 dias sem chuvas. O longo período de seca, associado a temperaturas elevadas e forte radiação solar, está prejudicando as lavouras de soja da região. Wagner José Rodrigues, presidente do Sindicato Rural Patronal de Terra Roxa, acredita que devido à estiagem, a queda na produtividade vai ser grande. (áudio José abaixo)
Segundo Márcio Bonezzi, presidente da Aprosoja Pr, já há perda de potencial e as produtividades devem ficar abaixo da expectativa inicial dos produtores, principalmente na região Oeste do Estado. De acordo com Bonezzi, em algumas localidades as perdas podem chegar a 50% das lavouras. (áudio Márcio abaixo)
A boa notícia para os produtores é que as previsões de chuva, que não estavam muito animadoras, agora mostram volumes maiores para a região na segunda quinzena de dezembro. Se essas chuvas vierem, as perdas serão menores do que se especula até o momento. Em contrapartida, se as precipitações não se confirmarem, a produtividade será severamente afetada. As temperaturas também merecem atenção, já que tendem a continuar altas, especialmente na região que beira o lago de Itaipu.
Mesmo com as dificuldades enfrentadas em áreas do Paraná e de Mato Grosso do Sul na primeira quinzena de dezembro, a produção brasileira de soja na safra 2018/2019 é estimada em mais de 121 milhões de toneladas.
Fonte: Enio Manoel