106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O Ministério da Agricultura, sob comando de Tereza Cristina, terá novidades estruturais. De acordo com uma medida provisória publicada na última terça-feira (1º), o Presidente Jair Bolsonaro resolveu, em seu primeiro dia no poder, transferir para o Ministério da Agricultura a delicada questão da demarcação das terras indígenas.
O Ministério ficará encarregado das questões relacionadas com “reforma agrária, regularização fundiária de áreas rurais, Amazônia Legal, terras indígenas e quilombolas”.
Até agora, os assuntos relacionados à demarcação de terras indígenas estavam nas mãos da Fundação Nacional do Índio (Funai), vinculada ao Ministério da Justiça, com as mudanças o órgão será incorporado ao Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.
Sobre esta reestruturação e o novo papel da Funai o Ministro da Casa Civil Onix Lorenzoni, disse que a Funai terá um novo direcionamento e que o governo já prepara medidas que proporcionarão uma melhor qualidade de vida para o índio; segundo ele, esquecido nas últimas décadas. (ÔNIX)
A notícia agradou agricultores e entidades da classe ruralista, que veem no novo governo a possibilidade de se garantir o direito à terra. Wagner José Pereira, presidente do Sindicato Rural de Terra Roxa destacou a importância da medida e o compromisso do presidente Jair Bolsonaro com os produtores rurais. (WAGNER)
O Deputado Estadual Marcel Micheletto parabenizou o Presidente Bolsonaro, que através desta medida cumpre uma de suas promessas de campanha já no primeiro dia de seu mandato. (MARCEL)
A assessoria de imprensa da Funai informou que “respeita a decisão do novo governo e continuará a cumprir a missão institucional de proteger e promover os direitos dos povos indígenas”.
Fonte: g1