106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O edital do processo seletivo para ingresso em 2019 no programa de Residência Médica está aberto para especialidades de cirurgia geral, clínica médica, medicina de família e comunidade, ortopedia e traumatologia, pediatria e psiquiatria, no município de Foz do Iguaçu.
A coordenação do concurso está a cargo da Comissão de Residência Médica (COREME), vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, e ofertas as 23 vagas a profissionais graduados em medicina e alunos do último ano do curso de medicina (com reconhecimento do MEC), além de médicos estrangeiros ou brasileiros graduados em escolas estrangeiras com diploma devidamente revalidado no Brasil.
As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de janeiro de 2019, acessando a página da Prefeitura Municipal onde está disponibilizado um formulário, que deverá ser preenchido e encaminhado à Secretaria da Comissão de Residência Médica ou enviado por sedex, com data de postagem até dia 10 de janeiro para: Comissão de Residência Médica, bloco Residência Médica (anexo ao Hospital Municipal Padre Germano Lauck), avenida Adoniran Barbosa, 370 - Jardim das Bandeiras, CEP 85864-380. Os documento também poderão ser digitalizados e enviados por email para o COREME: dirmq@outlook.com.
O edital com a homologação das inscrições será publicado dia 11 de janeiro no site da prefeitura. Já a publicação com locais de prova será no dia 18.
A seleção acontece em duas fases, com provas de suficiência teórica com aplicação de prova objetiva, e entrevista e análise curricular. A primeira fase será no dia 27 de janeiro, das 8h às 12 horas, no Bloco Departamento de Medicina - UNILA (Av.Tarquinio Joslin dos Santos, 1000 - Jd. Universitário).
Neste mesmo dia será a entrega dos currículos com fotos. A segunda fase também acontece no dia 27 de janeiro das 14h às 18 horas.
A convocação final será publicada dia 4 de fevereiro, a partir das 14h somente no site da prefeitura. A aula inaugural acontece dia 28, com a presença de preceptores de programas, diretores e autoridades. Os trabalhos iniciam dia 1º de março.
Impressões
Para a presidente da comissão do processo seletivo e vice-presidente da COREME, Luz Marilda Cardona, a realização do processo é fundamental tanto para os profissionais que se candidatam, quanto para o município que oferta as vagas. "Médicos residentes vem buscar essa especialização e isso acaba sendo um divisor de águas na vida do médico. O trabalho na residência é duro e a remuneração pequena, mas essa formação é fundamental para esse profissionais".
O programa iniciou em 2012 e vem formando profissionais vindos de toda parte do país e do exterior. Para a presidente, a demanda pelo processo representa ganhos para Foz. "Temos hoje uma grande quantidade de médicos que fizeram residência na cidade e acabaram ficando aqui, o que é muito positivo". Outro ganho, segundo ela está relacionado à qualidade desses serviços. "Estamos formando pessoas que auxiliam na formação de outros profissionais e isso é muito valioso. Pessoas dedicadas contribuem para a excelência em atendimento aos usuários do SUS. Estamos trabalhando para a medicina centrada na pessoa".
Fonte: Assessoria