106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Depois de um ano inteiro apertando o cinto, os prefeitos conseguiram fechar 2018 com as contas em dia, especialmente na região da AMOP (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná). Mas a expectativa e as metas para 2019 são mais ousadas.
A maioria dos gestores públicos apostam que um novo Pacto Federativo possa sair do papel já neste ano, reequilibrando as contas públicas e garantindo maior repasse da União às prefeituras.
Cleci Loffi, prefeita de Mercedes e presidente do Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipú, destacou a importância do Pacto e explicou como ele funcionaria na prática. (Cleci)
De acordo com o prefeito de Maripá e Presidente da AMOP, Anderson Bento Maria, o principal ponto animador observado pelos prefeitos, é a possibilidade de enfim um novo pacto federativo sair do papel a partir do Governo Bolsonaro que acaba de tomar posse. Segundo ele, esse novo pacto asseguraria mais recursos para os municípios, com uma distribuição mais equilibrada da arrecadação feita pela União. (Anderson)
Entre as pontes para discussão e efetivação da proposta estão entidades como a CNM (Confederação Nacional dos Municípios), a AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e a própria AMOP.
O Pacto Federativo chegou a ser citado por Bolsonaro em seu discurso de posse, mas não deu detalhes nem definição alguma de como será sua formatação, ou se ocorrerá ainda este ano.
Fonte: O Paraná