A coordenação da Estratégia Saúde da Família do Bairro Vila Rica de Santa Helena reuniu as gestantes que são acompanhadas na unidade para uma palestra a respeito de alimentação saudável e também para distribuir repelentes às integrantes do grupo. Conforme a enfermeira responsável, Tânia Piletti, as ações visam levar melhor qualidade de vida às mulheres.
No caso da alimentação, as orientações são voltadas para a saúde da mulher e do bebê. ???Evitar doces, consumir sal com cautela e ingerir frutas e verduras variadas, além das atividades físicas são práticas importantes???, observa Tânia Piletti.
A distribuição de repelentes é importante para evitar a contaminação com doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, caso da dengue, chikungunya e zika vírus. A preocupação principal com as gestantes está relacionada diretamente com o zika vírus, doença que pode causar a microcefalia nos fetos, em caso de contaminação de mulheres grávidas.
Atualmente o município de Santa Helena contabiliza dois casos de zika vírus, sendo que, um deles é autóctone, em uma mulher de 37 anos, moradora do Bairro Vila Rica. Além disso, são 256 casos de dengue confirmados.
Fonte: Assessoria