106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Em vários grupos no Facebook mensagens chamativas sendo de oportunidade de emprego ou de adoção de cachorros de raça estão fazendo muitas pessoas caírem em um link falso redirecionado, o tal link faz você colocar seus dados em uma página que copia o layout do Facebook mas na verdade o site nada tem a ver com a rede social, passando seus dados para golpistas. As postagens dispararam nos últimos dois dias.
Nas postagens de emprego o tipo de emprego e valor pago sempre mudam, mas o modo de agir é sempre o mesmo, tendo que o interessado clicar no link para entrar em contato.
No outro tipo de postagem são oferecidos filhotes de diferentes raças que normalmente são vendidas a preços altos. O publicador do post diz que é de uma ONG e quer doar os filhotes, para isto o possível adotante precisa fazer um cadastro em um link.
Depois que você clica no link é redirecionado a um outro link que te redireciona a uma página com o mesmo layout do Facebook mas é uma página falsa.
Para quem vê acha que é a página oficial do Facebook mas observando a URL é possível notar que o site é apenas uma cópia visual da página inicial do Facebook. A partir do momento que você insere seu login e sua senha seus dados serão enviados para um golpista que terá acesso total à sua conta.
Para saber se sua conta do Facebook foi invadida e está postando indevidamente em grupos basta entrar no seu Registro de atividades do Facebook e ver a atividade da conta. Se você desconfia que sua conta foi invadida altere sua senha imediatamente. Outra opção é inserir a verificação de segurança em duas etapas. É preciso ter um celular para obter o código extra, seja por meio de um app ou via SMS. A verificação em duas etapas está disponível para o usuário que esteja conectado em sua conta do Facebook em um computador ou com a versão mais recente do aplicativo para Android ou iPhone(iOS).
Como usar
Ao fazer login em um novo navegador ou aplicativo, o Facebook passará a exigir a digitação de um código além da senha comum. A chave poderá ser obtida via SMS ou aplicativo de autenticação, dependendo da opção escolhida na configuração do recurso. Além disso, se você estiver com a conta logada no celular, o aplicativo da rede social emitirá um alerta para permitir ou negar o acesso na hora sem precisar digitar nada.
Fonte: João Carlos Frigério