Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Noruega conquista o Mundial feminino de handebol

  • 21/12/2015
  • Foto(s): JONATHAN NACKSTRAND / AFP
Noruega conquista o Mundial feminino de handebol
Com muita eficácia ofensiva no primeiro tempo e uma atuação excepcional da goleira Kari Grimsbo, a Noruega sagrou-se campeã do Mundial de Handebol feminino ao derrotar a Holanda por 31 a 23 na final da competição que se realizou na Dinamarca. Com isso, o país retoma a hegemonia no esporte, já que é o atual bicampeão olímpico, vencera a competição em 2011 e havia perdido o Mundial de 2013 para o Brasil. Foi a terceira conquista norueguesa em 22 edições do Mundial (também ganhou em 1999). A Rússia é a maior vencedora, com sete troféus.

O baixo rendimento da Holanda nas finalizações (acertou apenas 32% da tentativas) acabou sendo determinante para a vitória norueguesa, que fez um primeiro tempo excelente e foi para o intervalo com 20 a 9 no placar. Na etapa final, a Noruega diminuiu a pressão e chegou a deixar a veloz equipe da Holanda encostar (a diferença chegou a cair para três gols). Porém, muito mais tranquilas e com o tempo a seu favor, as norueguesas - que só perderam para a Rússia na estreia - conseguiram manter distância e, assim, levaram o título de uma forma até tranquila em comparação aos jogos dramáticos contra Montenegro (26 a 25 nas quartas) e Romênia (35 a 33 nas semifinais).

- Não esperávamos muito no início do campeonato e saímos mais uma vez campeãs. Isso foi sensacional. Agora vamos nos preparar para tentar o ouro no Rio de Janeiro. Estamos muito motivadas - disse a jogadora norueguesa Nora Mork.

A Holanda, ao terminar como a vice, não conseguiu a classificação automática para os Jogos do Rio e terá de disputar um pré-olímpico. O motivo: a Noruega já havia garantido a vaga por ser a campeã europeia. Agora, após o título deste domingo, irá para a Olimpíada como campeã mundial e abre a vaga europeia para a vice continental, a Espanha.

O Brasil caiu nas oitavas de final para a Romênia (que terminou em terceiro lugar ao fazer 31 a 22 na Polônia). A próxima edição do Mundial ocorrerá em 2017 na Alemanha.

Fonte: O Globo

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99829-9557