106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Até 2050 o planeta irá precisar de 700 milhões de toneladas de soja, o dobro da produção atual. É o que estima um estudo realizado por pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Segundo o estudo, a demanda aumentará em consequência do crescimento da economia mundial o que fará, de acordo com o pesquisador da Embrapa Amelio Dall'Agnol, com que aumente o consumo de derivados da soja. (Ouça o áudio Amelio 1 abaixo)
O pesquisador Amelio Dall'Agnol ressalta que o Brasil tem tudo para ajudar a dar conta da demanda de soja para os próximos anos, mas alerta que os produtores precisam estar atentos ao uso da tecnologia. (Ouça o áudio Amelio 2 abaixo)
Ainda de acordo com o estudo da Embrapa, as tecnologias mais utilizadas deverão ser aquelas voltadas à tolerância a seca e a eficiência hídrica. A empresa alerta que o aumento da frequência de extremos climáticos pode trazer prejuízos consideráveis a soja, como já ocorreu. Entre 2004 e 2014, por exemplo, somente na região sul do Brasil foram registradas perdas de mais de 27 bilhões de reais por causa de eventos da seca.
Fonte: Com informações Agência Rádio Web