106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Localizada as margens do Rio Paraná divisa com o Mato grosso do Sul, fronteira com o Paraguai, a 15ª Companhia de Infantaria Motorizada, pequena mas valente, tem sido a guardiã das tradições da infantaria brasileira na região. Subordinada diretamente a 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, ela é a fiel representante do Exército Brasileiro como sentinela de nossas fronteiras.
A história da 15ª Companhia de Infantaria Motorizada remonta ao dia 13 de janeiro de 1947, quando o boletim interno do 1° Batalhão de Fronteira sediado em Foz do Iguaçu, publicou a ordem para a organização de sua 3ª Companhia, com futuro deslocamento a região de Guaíra.
Em 29 de Janeiro de 1947, o destacamento precursor, composto por 29 militares sob o comando do Capitão Ubirajara Brandão desembarcou em Guaíra. O pelotão tinha a missão de demarcar a área e preparar o terreno do novo aquartelamento, além de construir as suas instalações iniciais. Em apenas dois anos precisamente, a organização militar realizou a primeira incorporação dos novos soldados da fronteira.
Passados 70 anos desse feito, na manhã de hoje a companhia recebeu diversos convidados, autoridades civis e militares que prestigiaram a solenidade de seu aniversário. O General de Brigada Roberth Alexandre Eickhoff, Comandante da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, destacou o papel exercido pela 15ª Companhia de Infantaria Motorizada de Guaíra. (áudio Roberth abaixo)
O Tenente Coronel Hercules Antônio da Costa, comandante da 15ª Companhia de Infantaria Motorizada disse estar honrado em comandar tão importante Companhia. (áudio Hercules abaixo)
Segundo o Comandante Hercules, além de preservar o valoroso legado do Exército Brasileiro a Companhia segue a sua missão, servindo como importante fator de integração por intermédio de sua atuação e da ação conjunta com os demais órgãos de segurança da região fronteiriça.
Fonte: Enio Manoel