106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A Polícia Rodoviária Federal está se preparando para iniciar a Operação Show Rural. As fiscalizações começarão no domingo (3) e vão até sexta-feira (8), na BR-277 entre o trevo cataratas e o local do evento.
No total, 40 policiais rodoviários federais trabalharão por dia, divididos em viaturas operacionais e motocicletas. Para alertar os motoristas alguns cuidados são fundamentais.
ORIENTAÇÕES PARA OS MOTORISTAS:
No segmento entre o Posto da PRF e o Show Rural o acostamento somente deverá ser utilizado mediante escolta policial
Quanto o acostamento for liberado para utilização o motorista não deve ficar alterando acostamento/pista de rolamento. A mudança constante é passível de notificação, além de aumentar os riscos de acidente.
Os retornos deverão ser efetuados nas trincheiras existentes próximo ao trevo cataratas e em frente ao autódromo, no trevo de acesso a Juvinópolis, e no trevo de acesso a Penitenciária Estadual de Cascavel;
Os horários de maior movimento serão no início da manhã, das 07h00 às 10h00 no sentido Show rural; e no período da tarde das 16h00 às 19h00 no sentido Trevo Cataratas. Se for possível, os motoristas devem evitar transitar nesses horários.
Motoristas que seguem pela BR 467 e pela BR 369 sentido trevo cataratas, devem reduzir a velocidade ao se aproximar do trevo, já que haverá formação de filas. A PRF orienta que, sendo possível, os motoristas evitem usar o trevo cataratas. Os veículos que seguem pela BR 467 poderão evitar o trevo cataratas acessando Cascavel pela Avenida Rocha Pombo. Já os motoristas que seguem pela Br 369 poderão utilizar o Núcleo Industrial existente na chegada da BR 369.
Os motoristas devem aumentar a distância de segurança do veículo que segue a sua frente, já que poderá haver a parada repentina do trânsito devido ao fluxo de veículos. A colisão traseira é o principal tipo de acidente durante o Show Rural.
No trecho duplicado a velocidade máxima é de 80 km/h, sendo que em alguns pontos a velocidade máxima é reduzida para 60 km/h. Haverá operações de radar durante o evento com o objetivo de inibir eventuais excessos e reduzir o risco de acidentes.
No caso de colisão em que não haja vítimas, os motoristas envolvidos no acidente deverão sinalizar o local com o triângulo a uma distância de no mínimo 30 metros dos veículos e, sendo possível, retirar os veículos da pista de rolamento para liberar o trânsito. NOS ACIDENTES SEM VITIMAS NÃO É NECESSÁRIO AGUARDAR A CHEGADA DA PRF PARA RETIRAR OS VEÍCULOS DE CIMA DA PISTA.
Em caso de emergência, Ligue: 191
Fonte: Catve.com/PRF