106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A Família Acolhedora é uma das modalidades de serviço de acolhimento prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente e indicada em lei e por especialistas, como prioritária em relação ao acolhimento institucional.
O acolhimento da criança e do adolescente em ambiente familiar possibilita e estimula a construção de vínculos afetivos individualizados e um atendimento personalizado, garantindo o desenvolvimento integral da criança e do adolescente nesse período de transição, até que esses retornem para sua família ou, na possibilidade de isso ocorrer, seja encaminhado para adoção.
Dessa forma, esse serviço consiste em cadastrar e capacitar as famílias da comunidade interessadas para receber em suas casas, por um período, essas crianças, adolescentes ou grupos de irmãos em situação de risco pessoal e social, dando-lhes acolhida, amparo, aceitação, amor e a possibilidade de continuidade da convivência familiar em ambiente sadio.
A família cadastrada no serviço receberá acompanhamento psicossocial, orientação, capacitação e um subsídio financeiro durante o período de acolhimento. Pensando na proteção da criança e adolescente, o município de Santa Helena criou em janeiro o decreto 010/2019, publicado em 07 de janeiro de 2019, o qual regulamenta este serviço.
Assim, o município através da secretaria Municipal de Assistência Social, convida a todos para o lançamento do serviço de acolhimento familiar no dia 21 de fevereiro, no auditório da Câmara de vereadores a partir das 19h30.
Conforme a secretária Fabricia Bedendo Lenzi, as famílias interessadas em participar podem procurar a equipe técnica do serviço de acolhimento da Secretaria de Assistência Social para fazer as inscrições. “O serviço vem ao encontro das diretrizes do ECA e do Estatuto da Criança e do Adolescente que prioriza o acolhimento familiar e o objetivo é que os acolhidos tenham mais afeto, amor, carinho, atenção e uma maior convivência no meio familiar. Por isso convidamos todos os interessados para que participem do lançamento do serviço,” comenta Fabricia.
Com o tema “Amplie Seu Conceito de Amor, Seja Também Uma Família Acolhedora”, uma palestra será ministrada no dia do lançamento do serviço pelo Drº Sérgio Luiz Creuz – Juiz Auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça, autor do livro, Direito a Convivência Familiar da Criança e do Adolescente.
Maiores informações podem ser obtidas através dos telefones 3268-8296 ou 3268-8307, ou na própria Secretaria de Assistência Social, localizada na Rua da Cidadania, em frente a Câmara de Vereadores.
Fonte: Assessoria