106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A partir do novo boletim da Secretaria Estadual de Saúde, o Paraná tem três registros de Febre Amarela em 2019. Os dois últimos foram confirmados na última semana - ambos em Adrianópolis. O município faz divisa com o estado de São Paulo onde há um surto da doença desde o ano passado. Com os registros, o Paraná tem intensificado as ações para evitar a proliferação da doença.
Os sintomas iniciais da febre amarela incluem o início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. A maioria das pessoas melhora após estes sintomas iniciais. No entanto, cerca de 15% apresentam um breve período de horas a um dia sem sintomas e, então, desenvolvem uma forma mais grave da doença. A principal forma de prevenção é a vacina.
No calendário, ela parece para ser aplicada aos nove meses de idade. Em 2018, 13 mil doses de 15 a 59 anos. Quem não se lembra se tomou a vacina ou não tem o registro na carteira de vacinação deve tomar uma dose.
Fonte: Catve