106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Começou nesta segunda-feira (11) em Campo Novo do Parecis, MT, o I Encontro Nacional de Agricultores Indígenas.
Fruto de iniciativa parlamentar, a partir de uma Audiência Pública na Câmara dos Deputados em outubro do ano passado, o evento está sendo realizado nas aldeias Bacaval e Matsenekalore.
Durante sua fala no Show Rural Coopavel, a ministra da Agricultura foi perguntada sobre a questão fundiária indígena, ocasião em que sinalizou que o novo governo quer dignidade ao índio, que sejam produtores de alimentos, citando exemplo de fazendas que já dão resultado neste sentido. (Áudio ministra)
Na contramão do que disse a ministra, a Funai, através de sua representatividade, presidida pelo general do Exército Franklimberg de Freitas, emitiu um memorando, assinado pelo diretor substituto do órgão indigenista, Fernando Maurício Duarte Melo, que coíbe a participação maior de índios e servidores da Fundação Nacional do Índio.
O memorando circulou em grupos de redes sociais do pessoal ligado à Funai. (Reprodução)
Na nota, fica explícito que a Funai não custeará o deslocamento de qualquer delegação indígena e que os servidores da Fundação que participam do evento, serão somente da entidade sede e de Cuiabá.
O atual presidente da Funai Franklimberg Ribeiro de Freitas possui histórico de fortes rusgas com a consolidada Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).
Fonte: Elder Boff