106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Diálogo, tolerância e paz! Esse foi o tema escolhido pela Unesco para a 8ª edição do Dia Mundial do Rádio, nesta quarta-feira, 13 de fevereiro.
"Neste Dia Mundial da Rádio, celebramos o poder único e de longo alcance que a rádio tem para alargar os nossos horizontes e construir sociedades mais harmoniosas", lê-se, em comunicado.
"Das grandes redes internacionais aos radiodifusores comunitários, as estações de rádio recordam hoje a importância deste meio para estimular o debate público, reforçar a participação cívica e favorecer a compreensão mútua, sob o tema "Diálogo, tolerância e paz".
O Dia Mundial da Rádio celebra-se anualmente a 13 de fevereiro. A data foi escolhida por ter sido neste dia que a United Nations Radio emitiu pela primeira vez, em 1946, um programa em simultâneo para um grupo de seis países. A data foi declarada em 2011 pela UNESCO e o primeiro Dia Mundial da Rádio foi celebrado em 2012.
O dia 13 de fevereiro é de celebração da Rádio e do seu impacto na vida das pessoas. E uma data para recordar que o rádio acompanhou os principais acontecimentos históricos mundiais e que continua a ser um meio de comunicação fundamental, que se adaptou à era digital.
Em 2019, a UNESCO decidiu que o tema deste dia 13 de fevereiro, Dia Mundial da Rádio, é “Diálogo, tolerância e paz”. A UNESCO apela, nesta data, à promoção de debates sobre temas da atualidade como a imigração e a violência contra as mulheres, sensibilizando para estas matérias e difundindo perspetivas positivas.
Esta é uma data para celebrar, também, a importância que a Rádio pode ter na construção de um mundo mais pacífico e tolerante.
Fonte: ebc/vozdaplanicie